Economia

Saiba o que abre ou fecha na véspera do Ano Novo

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

O horário de funcionamento de lojas de rua e dos shoppings depende da política de cada empresa, mas estabelecimentos podem abrir dia 31 de dezembro (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

Se você está pensando em aproveitar o último dia do ano para ir ao banco, comércio ou utilizar serviços públicos fique atento porque nem todos os estabelecimentos abrem no dia 31 de dezembro. Veja a seguir o que abre e o que fecha nesta véspera do Ano Novo.

+ Saiba o que abre e o que fecha em SP com a fase vermelha
+ Fase vermelha em SP beneficia ainda mais os supermercados

Bancos

As agências bancárias não abrem para o público nesta quinta-feira e como sexta-feira é feriado, as instituições financeiras só voltam a atender na segunda-feira (4).



De acordo com a Febraban (Federação dos Bancos), os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

“Mesmo durante feriados, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor”, destaca o diretor-adjunto de operações da entidade, Walter Tadeu de Faria.

Comércio de rua e shoppings

O horário de funcionamento de lojas de rua e dos shoppings depende da política de cada empresa. Os shoppings Morumbi, Ibirapuera, Interlagos e Jardim Sul, por exemplo, vão abrir às 10h e fechar às 16h. Já o Shopping Eldorado vai funcionar das 10h às 17h, enquanto que o Tatuapé vai das 9h às 18h.

É importante destacar que nos dias 1º, 2 e 3, o Estado entra na fase vermelha, portanto, só serviços essenciais podem funcionar.

Sendo assim, podem abrir supermercados, padarias e açougues, serviços de saúde, transportadoras, oficinas de automóveis e motos, postos de gasolina e restaurantes apenas para o serviço de delivery. Alguns shoppings da cidade vão abrir para as atividades essenciais.

Bares e restaurantes

Na véspera do Réveillon, bares e restaurantes devem respeitar a fase amarela. Portanto, restaurantes só podem abrir até as 22h e bares até as 20h, sendo que em ambos o consumo de bebidas alcóolicas só é permitido até as 20h.

Nos dias 1º, 2 e 3, o Estado entra na fase vermelha e bares e restaurantes só podem funcionar para entrega. Não é permitido o consumo no local.

Poupatempo

O Poupatempo não abre no dia 31 de dezembro nem no dia 1º de janeiro. Os serviços voltam a funcionar na segunda-feira (4).

INSS

Os postos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também não abrem nos próximos dois dias. O atendimento volta na segunda, mas devido à pandemia, é necessário agendar o atendimento.

 

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km