De vez em quando surgem algumas dietas bizarras nas redes sociais. Desta vez, graças à cheerleader (líder de torcida) e influenciadora digital americana Gabi Butler, de 24 anos, a dieta da melancia está chamando a atenção na internet.

Segundo o site americano Everyday Health, esse tipo de plano alimentar envolve comer nada além de melancia por determinado período de tempo, sendo o mais comum de três a sete dias. Em seguida, podem ser adicionados alguns ou todos os alimentos que normalmente consumidor, com ou sem melancia.

+ Dieta de engorda na receita da Novo Nordisk

Trata-se de uma dieta com restrição de calorias, já que uma xícara de melancia em cubos tem apenas 46 calorias, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA. Além disso, ela vem sendo chamada de dieta de limpeza ou desintoxicação.

De acordo com o Everyday Health, além de Gabi Butler, outros youtubers que experimentam essa dieta afirmam ter perdido muito peso, chegando a 13 kg em sete dias, e dizem ainda que perderam o desejo de comer junk food (salgadinhos, frituras e doces industrializados), tiveram a pele renovada, adquiriram mais energia e se sentem leves e menos inchados.

Mas nutricionistas ouvidos pelo site americano não gostaram muito da nova “dieta da moda”. “O conselho de Gabi Butler sobre a dieta da melancia é mais tóxico do que as toxinas das quais ela está tentando se livrar com essa ‘limpeza’. É uma pena que ela não entenda a importância de ser um modelo para outras pessoas”, comenta a nutricionista Bonnie Taub-Dix, autora do livro Read It Before You Eat It: Taking You From Label to Table (Leia Antes de Comer: Levando Você do Rótulo para a Mesa), citada pelo Everyday Health.

“Sou uma grande fã de melancia e frutas em geral, mas essa dieta não ajuda. A melancia é um alimento muito saudável, mas não há evidências de que comê-la de forma exclusiva seja algo saudável. Na verdade, é o contrário”, diz a nutricionista Samantha Cassetty, coautora de Sugar Shock (Choque de Açúcar), também citada pelo site.

As duas especialistas também duvidam que a ingestão da fruta realiza qualquer tipo de limpeza no organismo. “Não há validade científica em relação à limpeza. A ideia de que você poderia eliminar toxinas apenas comendo melancia é totalmente falsa”, alerta Samantha.

Como funciona a dieta da melancia?

Na dieta da melancia, você não come nada além da fruta por um certo número de dias e a quantidade pode variar.

Depois do período de consumo exclusivo de melancia, algumas versões adicionam refeições leves acompanhadas de mais porções da fruta. Outras dizem que se pode voltar à rotina alimentar anterior.

Claro que a melancia, por si só, é um alimento saudável. Como mostra o Everyday Health, ela é composta por 90% de água, além dos seguintes nutrientes:

Vitamina A: ajuda a manter a visão e ajuda o sistema imunológico a combater inflamações, de acordo com um artigo publicado em setembro de 2018 no periódico científico Journal of Clinical Medicine

Vitamina C: contribui para uma pele saudável e diminui o risco de doenças crônicas

Licopeno: antioxidante que pode ajudar a prevenir danos ao DNA e beneficiar o sistema imunológico, de acordo com estudo publicado na revista científica LWT, em junho de 2020

Citrulina: aminoácido que pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a prática de atividade física, de acordo com um estudo publicado em janeiro de 2017 na Current Opinion in Clinical Nutrition & Metabolic Care

Apesar de ser saudável, quando você transforma a melancia na única fonte de alimento, a saúde pode ficar comprometida pela falta de outros nutrientes. Outro ponto é a restrição drástica de calorias, que pode levar à perda de peso, mas é segura e eficaz?

“Essa dieta não ensina nenhum hábito relacionado à perda de peso. Depois de interromper a ‘limpeza’, é provável que recupere esse peso e potencialmente mais, o que não é útil”, diz a nutricionista Samantha Cassetty ao Everyday Health.

Ela reconhece que dietas de desintoxicação podem ser atraentes: “Se você está comendo de forma pouco saudável há algum tempo, pode sentir que precisa fazer a mudança, mas só pequenas ações não ajudam tanto. Eu entendo esse desejo. Ainda assim, desencorajaria, apesar de achar que as pessoas têm o direito de tomar suas próprias decisões sobre sua saúde”, comenta a especialista americana.

Para quem está pensando em experimentar a dieta da melancia, existem alguns riscos a serem considerados. Primeiro, pode levar à sensação constante de fome e, consequentemente, dores de cabeça, irritabilidade e dificuldade de concentração. “Ignorar constantemente os sinais de fome do seu corpo não é uma maneira respeitosa de tratar a si mesmo”, alerta a nutricionista.

Não comer nada além de melancia também pode produzir gases, inchaço e diarreia. Ainda pior, quem se exercita quando não está ingerindo muitas calorias ou nutrientes, pode ficar tonto, cansado ou fraco. Seguir a dieta da melancia por um tempo prolongado pode levar à perda de tecido muscular, alerta o Everyday Health.

O grande problema citado pelas nutricionistas é que a dieta da melancia não ensina nada sobre como construir hábitos saudáveis de vida que ajudarão na saúde física e mental a longo prazo.