Desde que as mídias sociais ganharam espaço no cotidiano da humanidade, as mensagens com conteúdo carregado de vírus deixaram de figurar apenas nos e-mails e estão presentes em aplicativos como WhatsApp, Telegram e WeChat. A mais recente envolve o WhatsApp e é chamada de “TravaZap”.

A prática maldosa envolve o envio de uma mensagem com o objetivo de travar o WhatsApp da pessoa que a recebeu. Geralmente, essas mensagens não apresentam algum tipo de relação ou sentido e contêm diversos caracteres estranhos, levando ao travamento do app.

+ Presidente da Cielo diz que WhatsApp Pay deve estrear mês que vem
+ Denúncias contra direitos humanos podem ser feitas via WhatsApp
+ WhatsApp bane 256 contas por disparos nas campanhas

Não bastasse uma falha pontual, em que o aplicativo apenas fecha mas volta ao normal em seguida, alguns casos relatados indicam que certas mensagens levam a um “crash infinito”, onde o programa cai todas as vezes em que o usuário tenta abri-lo.

Um site especializado no principal canal de mensagens do mundo, o WaBetaInfo, descobriu que as mensagens são criadas e compartilhadas em grupos e são feitas para atingir falhas no desenvolvimento do app nas versões Android e iOS.

Se você receber alguma mensagem muito estranha, cheia de caracteres estranhos e sem sentido, bloqueie imediatamente o contato que a enviou. O ideal é conseguir fazer isso em uma sessão do WhatsApp Web e, caso você não consiga logar no site, terá de excluir o app e baixá-lo novamente.

Um bom caminho para evitar esses problemas é sempre atualizar o aplicativo e manter o backup das conversas em dia, assim, caso você seja uma vítima do TravaZap e precise deletar o aplicativo, as suas mensagens recentes estarão salvas.