O WhatsApp Pay surgiu como mais uma forma de facilitar transferências e pagamentos entre pessoas e estabelecimentos comerciais e já está funcionando em todo o território nacional. Como não se trata de banco, muitas pessoas ainda se sentem inseguras ao incluir dados de cartão em um serviço de troca de mensagens.

Para você se sentir mais seguro ao usar o aplicativo do serviço de pagamentos do WhatsApp, reunimos especialistas, que indicaram recursos de configuração e operação.

Como funciona o WhatsApp Pay?

Em atividade ao redor do mundo, o WhatsApp Pay é um serviço de transferência de dinheiro semelhante ao Pix. Ele foi autorizado pelo Banco Central brasileiro e é administrado pela mesma ferramenta de pagamentos do Facebook, em parceria com a Cielo no Brasil.

+ Caixa e Whatsapp fecham parceria para envio de mensagens sobre auxílio

O serviço conta com um limite de recebimento de 20 transações por dia e você pode enviar até R$ 1 mil em cada uma das operações, com um teto de R$ 5 mil por mês. Assim que o limite for atingido, você não consegue enviar nem receber pagamentos. Os bancos podem autorizar um limite maior, então você pode entrar em contato com sua instituição financeira e solicitar a liberação.

Quem pode usar o WhatsApp Pay?

Pelas regras do aplicativo, é necessário ser maior de 18 anos e ter um cartão de débito, crédito, pré-pago ou múltiplo.

Quais bancos participam do WhatsApp Pay?

– Banco do Brasil: Visa

– Banco Inter: Mastercard

– Bradesco: Visa

– Itaú: Mastercard

– Mercado Pago: Visa

– Next: Visa

– Nubank: Mastercard

– Santander: Mastercard

– Sicredi: Mastercard e Visa

– Woop, a conta digital da Sicredi: Visa

Como configurar uma forma de pagamento no WhatsApp?

Para incluir um cartão no WhatsApp e deixar a opção de pagamentos ativa, basta seguir este passo-a-passo (o celular precisa estar com o app do WhatsApp atualizado):

1 – Abra a conversa com o contato para o qual você deseja enviar o dinheiro e toque em Anexar > Pagamento.

2 – Toque em “continuar” na tela do Facebook Pay.

3 – Toque em “continuar” para aceitar os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Pagamentos no WhatsApp, os Termos do Facebook, os Termos de Serviço do Facebook Pagamentos e os Termos de Serviço da Cielo.

4 – Crie um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay.

5 – Insira seu PIN do Facebook Pay novamente para confirmá-lo e toque em “avançar”.

6  – Para usar sua impressão digital em vez de inserir seu PIN manualmente, toque em USAR IMPRESSÃO DIGITAL. Se preferir, toque em Pular para inserir seu PIN manualmente.

7 – Insira seu nome, sobrenome e CPF. Em seguida, toque em “avançar”.

8 – Insira seu endereço completo e toque em “avançar”.

9 – Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número, a data de validade e o código CVV (disponível na parte de trás do cartão).

10 – Toque em “salvar”.

11 – Após adicionar os dados do seu cartão, você poderá verificá-lo recebendo uma mensagem SMS, e-mail ou código no app do banco.

É seguro usar o serviço de pagamentos do WhatsApp?

A companhia, controlada pelo Facebook, usa o sistema do Facebook Pay para armazenar os dados dos usuários e servir como ponte entre os bancos. No Brasil, quem processa essas informações financeiras do Facebook Pay é a Cielo.

De acordo com o app, esse armazenamento de dados conta com diversas camadas de proteção, estabelecidas por diversos programas e servidores que servem para proteger as informações dos usuários.

Adotando um padrão de senhas com PIN e biometria, o WhatsApp também afirma que a pessoa conta com mais segurança na hora de enviar o dinheiro e evita que hackers e invasores consigam movimentar quantias sem você saber.