A venda de veículos seminovos e usados apresentou alta de 15,9% em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados da Fenauto (Federação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores). Foram 1.188.275 unidades comercializadas em  fevereiro de 2021 contra 1.025.281 de veículos vendidos no mesmo mês do ano passado.

Outro dado interessante de se observar é que as vendas dos dois primeiros meses deste ano já superaram o resultado do mesmo período do ano passado, quando a pandemia da covid-19 ainda não estava confirmada, tendo em vista que o primeiro caso no Brasil foi detectado apenas no fim de fevereiro. Segundo a Fenauto, houve alta de 4,8% nas vendas do primeiro bimestre de 2021 na comparação com o mesmo período do ano passado.

+ Saiba qual o valor de seguro dos carros mais vendidos em janeiro

Os modelos com 4 a 8 anos de uso lideraram as vendas em fevereiro, com 381.754 unidades comercializadas, seguidos pelos mais velhinhos, com mais de 13 anos de uso (332.606). Completam a lista os veículos mais maduros, entre 9 e 12 anos de uso (288.912), e os seminovos, de zero a três anos de uso (185.003).

Com mais pessoas buscando carros usados para comprar, é importante ficar de olho em algumas dicas dos especialistas.

Uma das principais dúvidas dos consumidores é se a compra deve ser feita por uma loja ou particular. Se você comprar de um vendedor pessoa física, certamente pagará um valor menor do que em uma loja.

No entanto, na concessionária você tem a garantia do veículo, normalmente de 90 dias, e se tiver algum problema no período a loja vai resolver.

“A partir do momento que vendeu, a loja é responsável e você tem a quem recorrer”, diz Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto.

Além disso, é importante ficar de olho na documentação do veículo. Se tem multa, impostos ou alguma pendência nos documentos do veículo. Essas informações estão disponíveis no site do Detran.

Compras online

Com a pandemia, muito clientes estão preferindo fazer as compras de forma online e essa modalidade requer ainda mais transparência do vendedor.

“A publicação com mais detalhes das condições mecânicas do carro é fundamental. Além disso, fazemos auditoria de 150 pontos da avaliação do carro para assegurar a condição do carro”, diz Matías Fernández Barrio, CEO da Karvi, plataforma de venda de carros novos e usados.

Levar um mecânico de confiança ao fechar o negócio também pode ajudar a evitar surpresas. “A compra particular é sempre mais complexa do que comprar na loja, porque a segurança para o cliente é bem maior. Verificar a qualificação do vendedor online, ficar de olho no seu histórico e fazer uma inspeção mecânica antes de comprar, tem até plataforma online que faz esse serviço, são alguns pontos que podem ajudar a evitar problemas”, ensina Barrio.

Por fim, o CEO da Karvi comenta que agora é um bom mês para quem quer comprar um carro, porque já passou o Ano Novo, Carnaval, férias, as mudanças já ocorreram, tem mais disponibilidade e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já foi pago pelo menos uma boa parte dos proprietários de veículos.