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Saiba como utilizar o Instagram para atrair clientes e driblar o coronavírus

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Uma página bem estruturada no Instagram é caminho para o sucesso no e-commerce (Crédito: Pixabay)

Com o coronavírus forçando as pessoas a ficarem em casa, os pequenos e médios negócios sofreram e ainda serão muito impactados pela interrupção dos trabalhos em todo o Brasil. Com isso, pode ser vital para manter a atividade usar os conhecimentos difundidos no marketing digital, ganhar novos clientes e não sucumbir aos prejuízos no final do mês.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) diz que o Instagram é uma forma boa e barata de vocalizar seu empreendimento no e-commerce. Segundo uma pesquisa da Locowise, uma agência que trabalha com pesquisa de dados digitais, pelo menos 75% dos usuários da mídia social visitaram o site de uma marca após ver um anúncio ou publicação.

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Além disso, metade dos usuários seguem uma marca na rede e outros 60% aprendem mais sobre um produto na própria plataforma digital.



Pensando nisso e em como driblar as dificuldades impostas pelo coronavírus, veja algumas dicas para o microempreendedor individual (MEI), trabalhador informal ou pequeno empresário que deseja se manter e prospectar alternativas neste período de crise.

Tenha um perfil comercial

Criar uma conta comercial é o primeiro caminho para iniciar os negócios com o pé direito. Se você usa um perfil pessoal para controlar as ações da marca, além de confundir os clientes, pode perder dados importantes de conhecimento da sua empresa no mercado e como o público a enxerga no meio da concorrência.

“A conta comercial oferece recursos de análise de dados, métrica, impulsionamento e possibilidade de link no stories. Para isso, basta criar uma fanpage no Facebook e vincular com a sua conta do Instagram. Não é possível criar uma conta de negócios sem a Fanpage”, explica a rede de cursos online “Ecommerce na Prática”.

Ajuste a biografia ou descrição do perfil e foto da página

A frase de descrição da marca é essencial para o consumidor identificar qual o tipo de marca que ele está visitando. É a forma como você vai conversar com seu público e mostrar como ele pode ser ajudado pela sua marca.

Alguns pontos não podem faltar: o diferencial da marca, o segmento no qual atua e o link do site ou Whatsapp comercial.

Já com a foto, é importante fazer referência à empresa, podendo ser um logotipo, ou alguma foto com “ar profissional” que passe credibilidade ao consumidor.

Instagram Shopping

O IS é a plataforma onde você pode cadastrar produtos e vende-los pelo próprio Instagram, diminuindo o caminho de compra do cliente, ao invés de jogá-lo por diversas páginas até que ele possa finalizar o pedido.

O recurso que te possibilita salvar stories no perfil também pode ser usado como uma forma de responder perguntas e dúvidas dos clientes, ou apresentar seus serviços e produtos. É importante manter a harmonia na postagem de fotos e legendas, sempre instigando o consumidor a comprar o seu produto e interagindo de forma leve com ele.

Alguns aplicativos agendam postagens, ajudando no processo de divulgação da marca em horários onde o tráfego online é mais alto. Use também uma linguagem mais leve e com emoticons, criando empatia e engajamento nos clientes.

Fazer vídeos curtos e chamadas ao vivo ajudam a chamar a atenção dos consumidores. Usar o IGTV também pode ser um bom recurso, já que o programa fica gravado na plataforma.

Abuse dos Stories

O Instagram disponibiliza a possibilidade de perfis com mais de 10 mil seguidores adicionarem links em seus stories, ampliando o poder de venda das marcas.

A Ecommerce orienta os vendedores a não “empilhar” stories, usando o recurso com sabedoria e inteligência, impedindo que o consumidor não saia correndo da sua página ao ver muitas barrinhas de vídeo no alto da tela do celular.

Mensagens por direct

Usar o direct como uma forma de conversar com os clientes é um dos caminhos para engajamento. Através dele você pode tirar dúvidas, enviar links e realizar vendas diretas com o produto que o cliente deseja.

“Esse link te ajuda a reduzir o caminho de compra do cliente, ajudando a vender mais e mais rápido no Instagram”, diz a Ecommerce.

Hashtags

As hashtags te colocam no imenso mapa de vendas pelo Instagram. É por meio deles que muitas pessoas descobrem novas marcas e produtos inovadores ou que atendam algum desejo e necessidade.

Por isso, utilize palavras que sejam pertinentes ao seu negócio, que o identifiquem em meio à concorrência. Pesquise quais as hashtags mais buscadas e implemente-as nas suas postagens.

“Quando seu perfil já mostra o link do produto, traz fotos de qualidade e tem um feed interessante, é provável que a pessoa seja fisgada e você ganhe um cliente”, orienta a a Ecommerce.

O Instagram aceita até 30 hashtags, mas o ideal é manter apenas 5 por postagem, colocando o resto no primeiro comentário do post.

Ofertas cupons e descontos exclusivos

É preciso cuidado ao usar cupons de descontos, ou promover concursos. Se a estratégia de captação desses clientes não for inteligente, a probabilidades deles entrarem na sua página pelo período do desconto ou do sorteio e nunca mais voltarem é grande.

Parceria com influenciadores

Pensar formas de vender seus produtos através de influenciadores digitais é um ótimo caminho para fazer o seu negócio decolar.

O marketing de influência vem passando por transformações nos últimos anos, tendo não mais atores de TV como grande formadores de opinião, mas trazendo pessoas anônimas, que atuam em nichos bem estruturados, como impulsionadores de marcas.

É importante buscar influenciadores que conversem com a sua marca e que sejam viáveis dentro do planejamento orçamentário da empresa.

Instagram Ads

O uso do Instagram Ads é uma forma de anunciar posts patrocinados no formato de fotos, carrossel de imagens e vídeos. Eles podem ser impulsionados e puxar visibilidade para os seus produtos.

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