Economia

Saiba como transferir dinheiro e pagar contas pelo WhastApp

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

O Banco Central informou que as autorizações “poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos” (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

O Banco Central autorizou oficialmente as transferências bancárias pelo aplicativo WhatsApp. A decisão foi anunciada na noite desta terça-feira (30) pela autoridade monetária.

A nova funcionalidade, conforme o Olhar Digital, permite fazer pagamentos diretamente do chat, sem precisar acessar o app do seu banco. O recurso foi desenvolvido para “transferências pessoais entre amigos e familiares e para a compra de bens e serviços, não para o recebimento do dinheiro por vendas”. Este último pode ser feito pelo WhatsApp Business.

+ BC libera oficialmente transferências bancárias pelo WhatsApp

A empresa Facebook Pagamentos do Brasil, dona do WhatsApp, foi aprovada como “iniciador de transações”. As operadoras Visa e Mastercard receberam autorizações de dois arranjos de pagamentos: transferência/depósito e operações pré-pagas, em que o cliente abastece uma carteira virtual com dinheiro para gastar mais tarde.



As operações só poderão ser feitas dentro do Brasil. Em nota, o Banco Central informou que as autorizações “poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”.

Se você pretende enviar valores para outras pessoas, basta cadastrar um cartão de débito. A função crédito é liberada apenas para casos de pagamentos a estabelecimentos que usam o WhatsApp Business. Atualmente, o bancos disponíveis no Brasil que podem enviar dinheiro são: Banco do Brasil (Visa); Nubank (Mastercard); Sicredi (Mastercard e Visa); Woop, a conta digital da Sicredi (Visa).

O destinatário, por sua vez, precisa ter o mesmo banco do remetente. Não é possível enviar pagamentos para quem não tem os bancos parceiros citados. Veja a seguir como enviar dinheiro pelo WhatsApp, conforme o Olhar Digital.

Veja como enviar dinheiro pelo aplicativo

1- O primeiro passo é acessar o chat da pessoa que você deseja fazer a transferência. Depois, toque no ícone + e selecione “Pagamento”. No Android, você deve acessar pelo ícone de anexo (o clipe de papel).

2- Digite o valor da transferência e, se achar necessário, o motivo. Depois aperte em “Pagar”.

3- Faça a autenticação via senha ou biometria. O contato que recebeu o valor deve tocar em ”Aceitar o pagamento” e pronto, dinheiro na conta.

4- As transferências também poderão ser feitas nos grupos de WhatsApp, o que é uma ”mão na roda” daqueles pagamentos coletivos em ”grupos da chácara” ou ”aniversário de fulano”. É preciso apenas identificar a pessoa que vai receber.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago