Giro

Saiba como se proteger da covid-19 na sua viagem de feriado

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Veja os nove cuidados que você deve tomar para evitar o contágio pela covid-19 para aproveitar o feriado e evitar risco de contaminação (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

Com um fim de semana prolongado pela frente, por conta do feriado de 12 de outubro, muitas pessoas devem aproveitar a data para dar aquela escapadinha para o interior ou litoral.

Vale destacar que a pandemia da covid-19 está mais controlada, mas ainda longe de acabar. Veja nove cuidados que você deve tomar para ficar bem longe da covid-19 e aproveitar o feriado ao máximo com segurança.

+ Confira o que abre e o que fecha na capital paulista no feriado de 12 de outubro
+ Aeroportos, rodoviária e hotéis preveem mais movimentação no feriado

1. Use máscara

O uso da máscara o tempo todo é considerada a medida mais eficaz para reduzir os riscos de contágio contra a covid-19. Portanto, use máscara. O ideal é que você troque a sua a cada quatro horas ou quando estiver molhada. Lembrando que ela deve cobrir boca e nariz para proteger de fato.

2. Evite aglomerações

Manter o distanciamento social não é fácil, especialmente em dias quentes de verão na praia. Mas essa medida é fundamental para evitar o contágio da covid-19.

3. Mãos limpas

O álcool gel já virou item de primeira necessidade para a maioria das pessoas. Sempre que possível, lave as mãos com água e sabão, mas quando não tiver essa opção por perto, passe álcool gel sempre que tocar em algum produto ou superfície.

4. Evite pagamentos com dinheiro

Sempre que puder, pague suas compras com cartão ou por meios eletrônicos. Notas físicas de dinheiro passam por muitas mãos e podem trazer vírus, germes e bactérias.

5. Pontos turísticos

Se for visitar pontos turísticos, busque horários alternativos para evitar aglomerações.

6. Alimentação

Se você resolver tomar aquela cervejinha com petisco no fim da tarde ou almoçar e jantar fora, verifique se o estabelecimento está respeitando as orientações dos órgãos de saúde. Funcionários dever usar máscara, o manuseio dos alimentos deve ser feito de maneira cuidadosa e as mesas devem estar a 1,5 metro de distância uma da outra.

7. Vai de avião

Nesta semana a Embraer divulgou estudo afirmando que a possibilidade de pegar covid-19 em um dos seus jatos é de apenas 0,02%. Tendo em vista esta informação, é bem provável que muitas companhias aéreas mantêm aeronaves seguras, mesmo que de outras fabricantes, em relação ao coronavírus. Mas é extremamente necessário que todos os passageiros utilizem máscaras da  maneira correta.

8. Hotel ou aluguel de casa?

Em hotel, os turistas terão contato com mais pessoas, o que pode aumentar o risco de contágio. Em uma casa, você tem a vantagem de ter menos pessoas circulando. Por outro lado, hotéis estão adotando padrões rígidos de higiene. Verifique se o proprietário da casa fará o mesmo.

9. Volta para casa

Quando o feriadão acabar, a volta para casa também requer cuidados. Ao chegar, tire o sapato, coloque as roupas usadas para lavar e higienize as mãos e todos os itens que vieram da viagem, como malas e aparelhos eletrônicos.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel