Abrir uma conta bancária está muito mais fácil. Nem é preciso ir até uma agência. Basta escolher a instituição financeira e enviar fotos dos documentos pelo aparelho de celular. Serviços de checagem das informações são usados pelos bancos e depois de alguns cliques e selfies, a conta está aberta.

Apesar da tecnologia ter eliminado a burocracia e de todos os investimentos em segurança, a era digital pode contribuir para fraudes. E pessoas mal intencionadas podem adulterar documentos e abrir uma conta bancária no seu nome. Saiba como identificar se isso aconteceu com você.

+ Federação de Bancos alerta para aumento de fraudes durante a pandemia
+ Para mitigar risco de fraudes, Pix vai prever limite do valor da transação

É possível descobrir tal situação no site do Banco Central. Em sua coluna no UOL, Flávio Tasinaffo explica que após confirmar uma conta que você não abriu, pela página da autoridade monetária, é necessário entrar em contato com a instituição financeira e pedir o bloqueio imediato.

Depois, faça um Boletim de Ocorrência, envie para o banco e reforce que você não abriu a conta. Também é recomendável fazer uma reclamação no Procon da sua cidade e no Banco Central, que é responsável pela regulação das instituições financeiras.

Por fim, faça consultas periódicas para garantir que ninguém abriu conta em seu nome.