O ano já entrou no seu último trimestre, mas quem está de olho na aposentadoria por idade ainda pode consegui-la em 2022. 

A modalidade sofreu muitas mudanças na reforma da previdência, aprovada em 2019. Homens com 65 anos e mulheres com 61 anos e 11 meses já podem solicitar o benefício, mas é preciso ficar atento ao cálculo correto para não perder dinheiro. 

+Concursos com inscrições abertas pagam salários de até R$ 33 mil; confira vagas

Isso acontece porque o contribuinte pode se prejudicar caso entre com o pedido antes da hora correta. A conta é: 60% da média de todos os salários + 2% ao ano acima do tempo mínimo de contribuição, que é de 15 anos. É recomendável que se contrate um advogado especialista na área antes de dar entrada no pedido. 

O registro de entrada da aposentadoria pode ser feito via aplicativo Meu INSS ou pelo site gov.br. O trabalhador deve reunir todos os documentos para comprovar o direito à aposentadoria por idade. É essencial ter em mãos o extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O INSS, no entanto, pode solicitar outros documentos no decorrer do processo.