A internet é uma importante aliada para quem está buscando uma vaga de emprego. Para ajudar o recrutador a ter uma boa impressão sobre você, uma estrategista de carreira compartilhou, no Twitter, dicas de como se candidatar a empregos por e-mail. As sugestões foram curtidas por mais de 33 mil pessoas, que também disseram que foram muito úteis.

Zola Maphila, que no Twitter tem o usuário @therealcvguru, é uma estrategista de carreira que ajuda outras pessoas a conseguirem o emprego dos sonhos. Não há fórmula mágica, mas há arestas a serem aparadas para avançar no caminho da contratação. Ela destaca que um e-mail bem escrito não garante um emprego e, ao responder às perguntas nos comentários, Zola escreveu que nem mesmo um bom currículo pode levar à colocação dos sonhos. Mas comenta que a etiqueta básica de e-mail e a comunicação eficiente devem ser tratadas com carinho para o candidato criar uma boa imagem.

+ Conheça 14 alternativas para cadastrar seu currículo em site de empregos

— A primeira dica ao se candidatar a empregos por e-mail é incluir já o nome do destinatário na saudação. Isso ajuda a criar uma conexão com a pessoa para quem está escrevendo.

— No assunto, ela sugere adicionar o nome do cargo para o qual está se candidatando e seu nome, se o posto de trabalho não tiver requisitos específico para isso.

— Já no corpo da mensagem, o ideal é você incluir a posição para a qual você está se candidatando e uma descrição concisa da experiência de trabalho relevante. Quem não tem experiência pode mencionar sua educação e as habilidades que seriam úteis para o cargo.

— Por fim, anexe o seu currículo e uma carta de apresentação e avise ao recrutador. Seja educado e não se esqueça de deixar seus dados de contato.

— Outras dicas importantes são: não encaminhar o e-mail e iniciar uma nova conversa a cada vez, não repetir no e-mail as mesmas informações que você escreveu na carta de apresentação e no currículo, e não cometer erros de ortografia.