Giro

Saiba as vacinas anticovid autorizadas ou em processo de autorização no mundo

Crédito: AFP

Profissional da saúde prepara dose de vacina contra a covid-19 para maiores de 65 anos em Yangon, Mianmar (Crédito: AFP)

Oito vacinas autorizadas, três em processo e quase 250 em desenvolvimento. Este é o panorama das vacinas contra a covid-19 em todo mundo.

– No mercado –

Pfizer/BioNTech: autorizada na União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e muitos outros países. Desenvolvida pela gigante americana Pfizer com o laboratório alemão BioNTech, baseia-se na tecnologia do RNA mensageiro e apresenta uma taxa de eficácia muito alta (95%).

Moderna: outra vacina com RNA mensageiro, tem características muito parecidas com a anterior, com 94,1% de eficácia. Esta vacina americana está autorizada na UE, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido (onde ainda não está disponível) e em alguns outros países, como Israel e Singapura.



AstraZeneca/Oxford: desenvolvida pela Universidade de Oxford com o laboratório anglo-sueco AstraZeneca, esta vacina usa uma tecnologia diferente, chamada “vetor viral”. Está autorizada na UE, Reino Unido e em alguns outros países menos ricos como Índia (onde é vendida sob o nome de Covishield), Argentina e Coreia do Sul. É 60% eficaz, segundo a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), mas é mais barata e mais fácil de armazenar do que as duas anteriores. Também já foi alvo de várias críticas pela falta de dados relacionados à sua eficácia em idosos, ou por seus possíveis efeitos colaterais.

Sputnik V: desenvolvida pela Rússia, esta vacina viral é 91,6% eficaz. Além da Rússia, está homologada em cerca de 15 países (Belarus, Armênia, Venezuela, Irã, Coreia do Sul, Argentina, Argélia, entre outros). Na UE, onde começaram os trâmites na EMA, a Sputnik V ainda não chegou à etapa de poder solicitar uma autorização.

Sinopharm: as duas vacinas desenvolvidas pelo laboratório chinês, que usam a técnica clássica do vírus desativado, estão presentes na China e em vários outros países do mundo, entre eles Emirados Árabes Unidos, Hungria, Peru, Camboja e Zimbábue. Segundo seus produtores, têm uma eficácia de 79%, mas os dados em que eles se baseiam não foram publicados.

Sinovac: outra vacina chinesa baseada na técnica do vírus desativado, está autorizada na China, Chile, Brasil e Turquia. Outros países reservaram doses desta vacina como Ucrânia e Uruguai. Segundo a Sinovac, os testes em grande escala no Brasil mostraram uma taxa de eficácia global de cerca de 50%, e de 80%, contra as formas mais graves. Neste caso, os dados também não foram publicados.

Bharat Biotech: vacina de vírus desativados da Índia, autorizada nesse país.

CanSino: vacina viral chinesa foi autorizada na semana passada pelo México, mas ainda não foi administrada.

– Em processo –

Johnson & Johnson: o grupo americano apresentou pedidos de autorização na União Europeia e nos Estados Unidos para esta vacina de vetor viral fabricada por sua filial Janssen Cilag. Tem eficácia de 66% no geral, e de 85%, contra as formas graves, segundo a fabricante. Diferentemente das outras, precisa de apenas uma injeção, e não de duas.

Novavax: A EMA está analisando esta vacina americana, o que abre caminho para um pedido de autorização na UE em breve. É uma vacina baseada em proteínas que desencadeiam uma resposta imunológica, sem vírus. Seus fabricantes afirmam que é 89,3% eficaz.

CureVac: esta vacina alemã também entrou no procedimento de análise contínua da EMA na sexta-feira. É uma vacina de RNA mensageiro.

– Em desenvolvimento –

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), outras 69 vacinas contra a covid-19 são objeto de ensaios clínicos em humanos, além das 181 vacinas que estão em fase de desenvolvimento pré-clínico e ainda não foram testadas em humanos.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km

Tópicos

A vacinação está lenta? BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas como faço para me vacinar? coronavírus cura Covid variantes crise vacinação falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP Frente nacional de prefeitos imunizantes brasil Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? pandemia pandemia quantos já morreram? Pazuello Pazzuello Pfizer pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? qual o mais que mais faz vacinas quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas vacinas tem no mundo quantas variantes tem no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi site vacinação uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação araraquara vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas no mundo vacinas qual a melhor?