Tradicionalmente ligado aos clientes de alta renda e às empresas, o banco Safra está querendo crescer no varejo por meio de uma iniciativa 100% digital. Denominado AgZero, abreviatura de Agência Zero, o novo empreendimento buscará cativar fregueses por meio da isenção da cobrança de tarifas e sem exigir renda mínima.

Os clientes terão acesso a empréstimos pessoais e consignados, serviços de transferência de recursos e pagamentos, tudo pelo celular e pelo computador. Também serão oferecidos cartão múltiplo, saque na rede 24 horas, portabilidade de salário, além de transferências, pagamentos, cobranças e PIX. Outras funcionalidades serão acrescentadas ao AgZero nos próximos meses.

O AgZero vai lançar seus produtos com uma equipe independente do pessoal do Safra. Até agora, são 100 pessoas envolvidas na iniciativa. “A criação do AgZero é para o Safra uma ampliação de rotas, que agora decide navegar por novos mares. Adaptar-se às mudanças de cenários e ingressar em novos segmentos de negócios é uma capacidade que está no seu DNA”, afirmou o banco em um comunicado.

ALTA RENDA O Safra informou que busca ampliar também sua presença digital no segmento alta renda. Em maio, já havia lançado uma plataforma de investimentos captados por meio de agentes autônomos. A meta é transformar a conta digital de investimentos em uma conta completa. “O AgZero e a conta digital completa são destinados a clientes com perfis diferentes, mas que integram um propósito maior de tornar os canais digitais do Safra uma alavanca de negócios cada vez mais forte.”

A iniciativa digital do Safra está em linha com as tendências mais recentes do mercado financeiro, que são a redução da presença física e a transferência da maior parte das transações para o ambiente digital. Conceitos introduzidos pelas fintechs. Esse movimento foi reforçado com as medidas de isolamento social decorrentes da pandemia do coronavírus. Presos em casa, os clientes foram forçados a recorrer a meios digitais, o que acelerou a transição para o novo modelo. Outros bancos de varejo, e alguns recém-chegados ao sistema financeiro, vêm testando suas iniciativas 100% digitais. Agora, a eles junta-se a tradicional casa bancária da família Safra.