Agronegócio

Safra de beterraba sacarina da França tem maior perda por geadas da história, diz CGB

Safra de beterraba sacarina da França tem maior perda por geadas da história, diz CGB

Plantação de beterraba afetada pela icterícia em Fressies, França

PARIS (Reuters) – Sucessivas frentes frias registradas na última semana destruíram de 30 mil a 50 mil hectares de beterraba sacarina na França, disse nesta segunda-feira o grupo de produtores CGB, classificando o cenário como a maior perda relacionada a geadas da história do setor.

A estimativa supera as projeções iniciais do CGB para as áreas da recém-semeada safra de beterraba que precisarão ser replantadas –na semana passada, o grupo falava de perdas de 10 mil a 40 mil hectares.

Já era esperado que o plantio de beterraba sacarina na França diminuísse em 2021, após ataques de pragas no ano passado que levaram a icterícia a devastar cultivos. Além disso, os agricultores também reduziram a semeadura nos últimos anos devido aos baixos preços do açúcar.

“Essas geadas poucos meses depois da icterícia representam um novo desastre para os produtores de beterraba e enfraquecem certas áreas de produção, assim como nossas ferramentas industriais”, disse em comunicado o presidente do CGB, Franck Sander.

Cultivos de canola, vinhas e pomares também foram danificados, o que levou o governo francês a prometer um auxílio financeiro aos produtores.

“Temperaturas negativas ainda são esperadas para os próximos dias. O diagnóstico final ainda não foi determinado, mas a conclusão já é clara: a indústria de beterraba da França nunca experimentou tamanhas perdas por causa de geadas!”, disse o CGB.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

A legislação local que voltou a autorizar o uso de pesticidas neonicotinoides para proteger a beterraba sacarina de doenças, depois de estes terem sido proibidos como medida de proteção às abelhas, não permite que os agricultores realizem o replantio de sementes tratadas com neonicotinoides.

(Reportagem de Sybille de La Hamaide)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3B17Y-BASEIMAGE

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

Updated