Opção que sempre atraiu clientes de alta renda, o Banco Safra é reconhecido pelas características de tradição, segurança, discrição e atendimento personalizado. Uma das maiores instituições financeiras privadas do Brasil tem hoje cerca de 130 agências e R$ 240 bilhões em recursos de terceiros sob sua gestão. Com base nesse histórico, normalmente, são os clientes que procuram a instituição comandada pelo banqueiro Joseph Safra. Nos últimos tempos, contudo, o banco tem demonstrado interesse em se tornar mais aberto e acessível. Presidido desde outubro do ano passado por Alberto Corsetti, ele agora quer concorrer com plataformas de investimento como XP, Guide e BTG Pactual.

Na última semana, o banco anunciou o lançamento do SafraInvest, que marca a sua entrada no mercado de investimentos captados por meio de agentes autônomos. Os usuários terão disponíveis os mesmos produtos de investimento dos clientes do Safra. Além do acesso a fundos exclusivos da instituição financeira, a prateleira de produtos oferece opções de investimentos de alguns dos gestores mais importantes do mercado, produtos de renda fixa, COEs (certificados de operações estruturadas), fundos imobiliários e de ações, entre outros. “Queremos ampliar nossa atuação geográfica”, diz Maurício Ceará, diretor do SafraInvest. “Vamos aliar a nossa rede um atendimento de excelência que muitos escritórios e assessores de investimento proporcionam.”

A plataforma iniciou a sua operação com três escritórios credenciados. A primeira empresa a ser autorizada a usar a marca SafraInvest foi a Apollo Investimentos, com atuação em Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava, no Paraná. Fundada em 2013, é uma das maiores empresas independentes de investimento do Sul e contribuiu diretamente no processo de implantação do novo sistema no Safra. Também já estão credenciadas a V Invest e a Phoenix, ambas sediadas em São Paulo. O projeto demorou dois anos para ser desenvolvido.

RANKING De acordo com Fernando Cruz, diretor de private banking do Safra, o objetivo é chegar à segunda ou terceira colocação no mercado em um prazo de quatro anos, posições ocupadas atualmente por Guide e BTG Pactual. A liderança deste mercado está nas mãos da XP Investimentos. A rede de assessores do SafraInvest deverá ter como foco os clientes de alta renda e private banking com tíquete médio acima dos R$ 30 mil. O mercado estimado em que vai competir movimenta entre R$ 350 bilhões e R$ 400 bilhões ao ano. Produtos como conta corrente, cartão de crédito, empréstimos e seguros serão ofertados em uma segunda etapa. “Estamos tecnologicamente preparados para estender a oferta de produtos”, afirma Cruz.

Este não é a única novidade recente do banco, atualmente comandado por David Safra, o filho mais novo de Joseph. Ele vem se tornando um pouco mais aberto em suas operações com pessoas físicas e jurídicas. O lançamento da empresa de adquirência SafraPay e da plataforma Safra Digital contribuíram para a diversificação do público-alvo. Com uma carteira de crédito em torno de R$ 93 bilhões, o Safra lucrou R$ 497,2 milhões no primeiro trimestre do ano.