Economia

Sabino: junto a críticas a excessos do texto, houve elogios à direção da reforma

O deputado federal e relator da reforma tributária, Celso Sabino (PSDB-PA), defendeu nesta quinta-feira, 22, a nova proposta de reforma tributária alegando que, junto com as críticas aos excessos do texto, houve também elogios à condução da reforma. Segundo Sabino, que participa de evento sobre reforma tributária organizado pela CNI e Febraban, com a reforma a carga tributária dos mais pobres será reduzida.

“Vamos reduzir a carga tributária dos mais pobres e metade dos contribuintes será isenta”, disse, acrescentando que os muitos que não pagavam nada sobre a renda antes vão passar a integrar a base de arrecadação.

O texto, de acordo com ele, tem forte redução da alíquota do IRPJ de 15% para 2,5%. “O Impacto será de R$ 98 bilhões por ano a partir de 2023. A Iniciativa para apoiar a comunidade do País deve criar 300 mil empregos”, emendou Sabino. Para ele, com a tributação de lucros e dividendos, haverá no Brasil estímulos para se reinvestir os lucros.

“Quem hoje distribui 50% de lucros provavelmente vai reduzir a 30% ou 40%. São bilhões de reais retornando ao capital produtivo”, avaliou o deputado.



Ainda de acordo com Sabino, a reforma será o maior programa social que qualquer país poderia pensar. “Não podemos contribuir para o aumento do déficit fiscal e dívida pública. Estou convicto de que a nova tributação vai desenvolver a economia e criar empregos. Vamos aproveitar valores que já iriam cair para reduzir o impacto fiscal”, disse, acrescentando que centenas de empregos serão criados no curto prazo.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago