A dieta que temos durante a nossa infância vai ter impacto para o resto da nossa vida, revela um estudo da Universidade da Califórnia em Riverside.

Quando se consomem muitas gorduras e açúcares em criança, isso acaba por alterar o microbioma de forma significativa a longo-prazo, ainda que esses hábitos se alterem e se tornem mais saudáveis no futuro.

+ A dieta forçada do Burger King

A equipe percebeu que a dieta ocidental provoca uma diminuição do número e da diversidade de bactérias intestinais, pondo em risco o sistema imunológico. É o caso da bactéria Muribaculum intestinale (ligada ao metabolismo hidratos de carbono), que reduziu significativamente no grupo que manteve essa deita.

Os cientistas explicam ainda que num corpo saudável existe um equilíbrio entre organismos patogênicos e benéficos. No entanto, se esse equilíbrio sofrer alguma perturbação, o corpo pode ficar mais susceptível a doenças.

“Nós estudamos ratos, mas o efeito que observamos é equivalente em crianças que têm uma dieta ocidental, rica em gordura e açúcar e o seu microbioma intestinal continua a ser afetado até seis anos após a puberdade”, aponta Theodore Garland, um dos autores do estudo. “Tu não é apenas aquilo que comes, mas o que comia quando eras criança”, conclui.