Quanto maior for um gorila macho, melhor ele baterá no peito para indicar aos outros indíviduos da sua espécie o quão poderoso ele é. Esta foi a conclusão de uma pesquisa realizada por cientistas alemães. As fêmeas prestam atenção ao vigor com que os machos batem no peito para avaliá-los como potenciais parceiros, enquanto para os representantes do sexo masculino trata-se de uma demonstração de poder.

+ A gorila mais velha do mundo celebra 65 anos

Na sociedade dos gorilas, os grupos normalmente consistem num macho e várias fêmeas. As fêmeas podem mover-se entre os grupos e os machos competem por sua atenção. Quando se trata de gorilas machos, o tamanho é importante: significa vigor, capacidade de luta e sucesso reprodutivo.

Os gorilas machos aprendem a bater no peito desde tenra idade, praticando a habilidade à medida que crescem. A pesquisa, publicada na revista científica Scientific Reports, mostra que machos maiores emitem sons mais profundos (frequência mais baixa) quando batem no peito. Acredita-se que os sons estejam relacionados ao tamanho das bolsas de ar próximos à laringe, que são encontrados em gorilas e outros grandes símios (mas não em humanos).