A Saab Aeronáutica Montagens (SAM), unidade fabril da empresa Sueca em São Bernardo do Campo (SP), iniciou a produção de peças para o novo caça Gripen E/F.

A fábrica, que conta com 70 funcionários, prepara cone de cauda e a fuselagem dianteira da versão monoposto (um assento) do avião caça Gripen. No futuro, a planta também produzirá os freios aerodinâmicos, a fuselagem traseira, o caixão das asas e a fuselagem dianteira para a versão biposto (dois assentos).

+ Grupo sueco Saab entrega primeiro caça ao Brasil
+ Saab será avisada de eventual acordo entre Embraer e Boeing
+ Saab quer o mar brasileiro 

Essas peças serão entregues para a montagem final do caça na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), e em Linköping, na Suécia.

Divulgação/Saab/Linus Svensson (Crédito:Divulgação/Saab/Linus Svensson)

“Com base no treinamento prático e teórico de engenheiros e montadores brasileiros na Saab em Linköping, conseguimos estabelecer uma linha de produção altamente qualificada na SAM, seguindo os mesmos padrões que temos em nossa fábrica na Suécia”, diz Jonas Hjelm, por meio de nota, head da área de negócios da Saab Aeronautics.

Em 2014, a Saab assinou um contrato com o governo brasileiro para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F. Em setembro do ano passado, a primeira aeronave brasileira Gripen E foi entregue para iniciar o programa de ensaios em voo.

Divulgação/Saab/Linus Svensson (Crédito:Divulgação/Saab/Linus Svensson)