Russos quiseram rescindir contrato para Sputnik V, diz governador do Piauí

Laboratório tem contrato firmado com o Consórcio Nordeste, que é liderado pelo governador piauiense, para a aquisição de 37 milhões de doses (Crédito: Pexels)
A vacina russa Sputnik V tem sido motivos de discussões e debates no Brasil, especialmente depois que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu rejeitar a importação do imunizante.
Nesta sexta-feira (7) o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse a decisão da agência reguladora teria incomodados os russos, que pensaram até em sair do negócio, segundo o Valor Econômico. O laboratório tem contrato firmado com o Consórcio Nordeste, que é liderado pelo governador piauiense, para a aquisição de 37 milhões de doses.
+ OMS: apoio à quebra de patentes dá suporte significativo à equidade de vacinas
Dias afirmou, durante reunião com senadores e diretores da Anvisa, que a repercussão internacional da reunião da agência, na semana passada, foi muito negativa para o Sputnik V, que o contrato com 64 países, entre os quais Argentina e México.
Diante da repercussão negativa da reunião da agência reguladora, alguns governadores marcaram um encontro com o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Kazimirovitch, e conseguiram evitar a rescisão do contrato.
O laboratório União Química, que representa a Sputnik V no Brasil, reconheceu a dificuldade em obter todas as informações técnicas solicitadas, muito por conta do perfil mais fechado da estrutura farmacêutica russa.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua