Em Moscou, na Rússia, há um posto de vacinação contra a covid-19 na Praça Vermelha, uma das atrações turísticas da cidade. Ali, a Sputnik V, vacina desenvolvida pelo País, pode ser tomada por quem quiser, incluindo estrangeiros. Além disso, os vacinados ganham de brinde um sorvete de chocolate.

De acordo com a agência de notícias Deutsche Welle, o imunizante está disponível gratuitamente para a população desde 18 de janeiro e é preciso apenas marcar hora. Em janeiro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o lançamento de um ambicioso programa de “vacinação em massa”.

+ Butantan envia 1,2 milhão de doses da Coronavac para pasta da Saúde nesta terça

Na semana passada, o prefeito de Moscou anunciou que 400 mil pessoas haviam sido vacinadas na capital, que tem cerca de 12 milhões de habitantes. Há cerca de 100 hospitais que aplicam a vacina em Moscou. Ela também está disponível em vários pontos de vacinação, incluindo centros comerciais e uma casa de ópera.

Uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet mostrou que a vacina tem eficácia média de 91,6% para casos sintomáticos. O artigo reforçou a confiança na vacina russa, em meio a críticas de que os testes teriam sido apressados.

Para a Rússia, o lançamento da vacina é uma questão de orgulho nacional. Há duas vacinas registradas no país e uma terceira em produção. Ainda nesta semana, a Rússia entregou um pedido para obter a aprovação da UE para a Sputnik V. No Brasil, ela também aguarda aprovação.