Agronegócio

Rússia restringe compra de carne bovina do Brasil após casos de vaca louca, diz jornal

Crédito: Agência Brasil/Arquivo

Serviço de inspeção russo Rosselkhoznadzor teria determinado que a importação da proteína dos Estados de Mato Grosso e Minas Gerais só poderia acontecer se for de gado abatido com 30 meses ou menos (Crédito: Agência Brasil/Arquivo)

SÃO PAULO (Reuters) – A Rússia impôs restrições a frigoríficos brasileiros de carne bovina depois que dois casos atípicos da doença da “vaca louca” foram detectados neste mês, informou o jornal Valor Econômico nesta sexta-feira.

Segundo a publicação, o serviço de inspeção russo Rosselkhoznadzor determinou que a importação da proteína dos Estados de Mato Grosso e Minas Gerais, onde foram encontrados os casos de vaca louca, só pode acontecer se for de gado abatido com 30 meses ou menos.

Arábia Saudita retoma importação de frigoríficos mineiros após embargo de 10 dias

A carne também precisaria de certificação veterinária quanto à idade dos animais abatidos, disse o Valor, acrescentando que as restrições também valem para importação de gado vivo.



A medida ocorre depois que a Arábia Saudita suspendeu as importações de carne bovina de cinco frigoríficos brasileiros localizados em Minas Gerais, também em função da ocorrência da doença.

O Brasil –o maior exportador mundial de carne bovina– também suspendeu temporariamente os embarques da proteína para seu principal cliente, a China, em linha com um protocolo de saúde assinado entre os dois países.

O Ministério da Agricultura do Brasil e o Rosselkhoznadzor da Rússia não responderam imediatamente aos pedidos de comentários por e-mail da Reuters.

(Por Gabriel Araujo)

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km