A Rússia invadiu na tarde desta quinta-feira (3) a região de Energodar, no sudoeste da Ucrânia, onde está localizada a maior usina nuclear da Europa, Zaporizhzhia.

O avanço foi confirmado pelo Serviço de Informações Ucraniano. “Os invasores já dispararam contra o posto de controle e estão usando blindados contra a população civil. Moradores de Energodar, deixem as ruas bloqueadas! Não tenha medo!”, diz um comunicado do governo da Ucrânia no Telegram. As informações são do Uol.

O prefeito de Energodar disse que “uma coluna de tropas russas” estava indo em direção à usina: “tiros altos podem ser ouvidos na cidade”, disse Dmytro Orlov, em uma publicação no Telegram.

Corredor humanitário: Rússia e Ucrânia fazem acordo para fuga de civis

Moradores da região tentaram impedir o avanço do exército de Vladimir Putin, mas o armamento bélico contra os civis fez com que o caminho se abrisse para a Rússia.

Dmytro Orlov disse que a população não mediu esforços para proteger a usina. “O exército russo invadiu Energodar e disparou contra os civis. Os moradores defendem a cidade sem medo. Eles tomaram as ruas em massa para parar equipamentos russos e proteger a usina nuclear nas proximidades”, disse Dmytro Orlov, em suas redes sociais.