A atriz russa Yulia Peresild e o diretor de cinema Klim Shipenko voarão no dia 5 de outubro a bordo do foguete Soyuz MS-19 para a Estação Espacial Internacional (ISS), onde farão o longa-metragem “O Desafio”, segundo informou a agência espacial russa, Roscosmos.

A First Channel, que produzirá o filme em co-produção com a russa Yellow, Black and White, disse em outro comunicado que a seleção foi feita “com base em resultados médicos e critérios criativos”. A tripulação partirá do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, e permanecerá na ISS por cerca de 12 dias.

+ Magnata da moda japonês Maezaw visitará Estação Espacial Internacional, diz TV

Os treinamentos especiais começarão em 1º de junho. Os atores e diretores terão que passar por testes em centrífuga, vibração e simulações de voo em uma espaçonave em ambiente de gravidade zero, além de passar por aulas de paraquedas, afirmou a produtora.

A televisão russa já havia aberto um concurso nacional para escolher o protagonista do filme e sua dupla. No total, mais de 3 mil pessoas expressaram o desejo de participar das filmagens, mas apenas cerca de vinte candidatos foram selecionados.

“O projeto se tornará uma prova clara de que o voo espacial está gradativamente se tornando acessível não só aos profissionais, mas também a um leque cada vez mais amplo de interessados”, disse a First Channel em seu comunicado.

Até agora, o que se sabe da sinopse de ‘Desafio’ é que o filme contará a história de uma cirurgiã que precisa operar um cosmonauta doente demais para retornar à Terra imediatamente. A atriz estrelou dramas russos e recebeu honrarias da Federação Russa. Em sua conta oficial no Instagram, a atriz publicou uma foto ao lado do diretor Klim Shipenko e do produtor Konstantin Ernst. “Desejem-nos sorte”, escreveu a russa.