Mundo

Rússia está encobrindo campanha de mobilização nas Forças Armadas, diz chefe de espionagem da Ucrânia



Por Tom Balmforth

KIEV (Reuters) – A Rússia está usando suas forças da reserva em uma mobilização encoberta para reabastecer suas fileiras no leste da Ucrânia e não há sentido em simplesmente esperar que o potencial ofensivo do país se esgote, disse o chefe da agência de inteligência militar ucraniana neste sábado.

Kyrylo Budanov, chefe da Inteligência de Defesa do Ministério da Defesa, disse em entrevista à Reuters em Kiev que ele acredita que a Ucrânia só pode alcançar uma vitória contra a Rússia por meio da força militar.

“A estratégia é muito simples. Estabilizar a situação. Receber a quantidade necessária de equipamentos e preparar a quantidade necessária de forças e meios para iniciar a contraofensiva, recuperando todo o nosso território”, disse.




“Não devemos esperar pelo milagre de que eles se cansem e parem de lutar e assim por diante. Vamos reconquistar nosso território como resultado de nossa contraofensiva”, disse.

Ele disse estar tranquilo sobre a possibilidade de a Rússia eventualmente anunciar uma mobilização de maneira aberta, pois dessa forma o presidente Vladimir Putin enfrentaria questionamentos embaraçosos em seu país.

“Eles realmente temem isso –esta é a principal razão pela qual a mobilização está acontecendo de forma oculta, principalmente usando isso (reservistas)”, disse ele.