A Rússia anunciou nesta segunda-feira (27) uma reunião a ser realizada em breve dos cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, aos quais o secretário-geral da organização pediu união diante da pandemia de coronavírus.

“Os cinco ‘Grandes’ vão refletir sobre sua possível contribuição para a luta contra o coronavírus”, declarou o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, em um discurso em vídeo para estudantes transmitido pela televisão.

“Com esse objetivo, a realização de uma reunião por videoconferência foi aprovada. O dia específico em que ocorrerá está sendo decidido”, afirmou.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, confirmou à imprensa que a data da reunião “ainda não foi marcada”.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas tem cinco membros permanentes com poder de veto: Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido. Também possui dez assentos que se alternam entre os demais países-membros deste órgão.

Em meados de abril, o secretário-geral da ONU, António Guterres, convocou esses cinco países a se unirem diante da pandemia de COVID-19, que já deixou mais de 200 mil mortos no mundo inteiro.