(Reuters) – A embaixada da Rússia no Reino Unido alertou nesta quarta-feira o governo britânico contra o envio de caças à Ucrânia, dizendo que tal movimento teria sérias ramificações militares e políticas para o mundo inteiro, informou a agência de notícias Tass.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, esteve em Londres na quarta-feira, onde pediu que o governo britânico dê caças à Ucrânia como a próxima etapa no fornecimento de armas do Ocidente para ajudar Kiev a combater a invasão russa.

O Reino Unido disse que começaria a treinar pilotos ucranianos a como pilotar caças avançados de padrão da Otan, mas ainda não prometeu enviar planos.

Em um comunicado citado pelas agências de notícias estatais russas, a embaixada russa disse que o “derramamento de sangue, a próxima rodada de escalada e as consequências militares e políticas resultantes para o continente europeu e para o mundo inteiro”, que resultariam do envio de caças avançados para a Ucrânia estaria na consciência de Londres.

“A Rússia encontrará uma maneira de responder a quaisquer medidas hostis tomadas pelo lado britânico”, disse a embaixada, segundo a agência TASS.

Moscou acusou repetidamente o Ocidente de “prolongar” o conflito na Ucrânia ao fornecer à Ucrânia bilhões de dólares em equipamentos militares avançados.

Kiev e o Ocidente dizem que o fornecimento de armas e equipamentos foi crucial para ajudá-los a lutar contra o que chamam de guerra de agressão ilegal da Rússia.

(Reportagem de Jake Cordell)