À medida que as restrições da Covid-19 diminuem, a indústria do turismo está dando as boas-vindas aos navios de cruzeiros, que estão de volta aos mares em 2022. A Royal Caribbean International saudou a retomada da temporada estreando o maior navio de cruzeiro do mundo, o Wonder of the Seas, que partiu em viagem inaugural em 4 de março último.

A fenomenal embarcação de 1.188 pés de comprimento (que equivale a mais de 360 metros) saiu de Port Everglades, em Fort Lauderdale, na Flórida. De acordo com o site de notícias americano Business Insider, o navio pode acomodar cerca de 6.990 convidados e 2.300 tripulantes, em seus 18 decks.

O roteiro desta primeira viagem incluiu portos do Atlântico Norte do Caribe, como Labadee (Haiti), um pequeno paraíso particular da Royal Caribbean; San Juan, capital de Porto Rico; Nassau, capital das Bahamas; e Cococay, destino final onde acontece o ‘Perfect Day’ privado da gigante dos cruzeiros, também nas Bahamas.

Próximos itinerários

A Royal Caribbean planeja navegar com o Wonder of the Seas por todo o Caribe Oriental e Ocidental até abril de 2022. Outros destinos caribenhos que viajará incluem Roatan, Honduras; Cozumel e Costa Maya, no México.

No verão do Hemisfério Norte, o Wonder of the Seas será redirecionado para o Mediterrâneo Ocidental, onde navegará para Nápoles e Florença, na Itália; Barcelona e Palma de Maiorca, na Espanha; e Provença, na França.

Quando retornar aos Estados Unidos, o transatlântico fará o Cabo Canaveral de lar e partirá em viagens pelo Caribe durante todo o ano, de acordo com um recente comunicado de imprensa da companhia.

Protocolos de saúde

A linha de cruzeiros observou que os protocolos atuais de saúde e segurança, bem como as regras de conduta dos hóspedes, variam de acordo com o destino devido a diferentes restrições regionais de viagem.

As orientações estão “sujeitas a alterações sem aviso prévio”, adverte a Royal Caribbean nas suas publicações online. O CDC (Centers for Disease Control and Prevention) mantém um painel de status dos navios de cruzeiro em seu site onde informa as taxas de infecção por Covid-19, além de um status de vacinação para cada linha de cruzeiro e respectivo navio, aos quais é atribuído uma cor que indica os níveis de risco à saúde (verde, amarelo, laranja, vermelho e cinza).

Verde, por exemplo, significa “nenhum caso relatado de Covid-19 ou doença semelhante”, enquanto vermelho significa “casos relatados de Covid-19 estão no limite ou acima do limite para investigação do CDC”, e “medidas adicionais de saúde pública estão em vigor”.

O Wonder of the Seas

A Royal Caribbean considera Wonder of the Seas um navio da “Classe Oasis” que oferece “aventuras maiores” com recursos de luxo.

Com 236.857 toneladas, cinco vezes mais pesado que o icônico RMS Titanic, o Wonder of the Seas conta com comodidades impressionantes, deck elevado de suítes e piscina de imersão, restaurante privativo, bar e muito mais.

O navio também apresenta um bairro do Central Park com plantas vivas, lojas e restaurantes, e um bairro de Boardwalk inspirado em Coney Island, com carrossel e teatro ao ar livre.

Os hóspedes que ocupam as 2.867 cabines do Wonder of the Seas não ficarão entediados enquanto viajam no navio, que é repleto de áreas de lazer com sala de jogos, carrossel, cassino, máquina de surf FlowRider, pista de jogging, quadra poliesportiva, Spa e fitness center, laser tag, campo de minigolfe, music hall, toboágua de 10 andares e tirolesa.

Há também uma mistura de teatros internos e externos, piscinas, paredes de escalada e atividades para crianças.

Para jantar e socializar, o Wonder of Seas oferece mais de 20 restaurantes, bares e lounges. As cozinhas a bordo variam de italiana a japonesa.

Entretenimento ao vivo inclui patinação no gelo e shows de teatro aquático.

O Wonder of the Seas é o quinto navio de cruzeiro de classe ‘Oasis’ da Royal Caribbean. Antes dele, a armadora de origem norueguesa estreou o Symphony of the Seas, acomodando 6.680 convidados, em 2018.