O robô Perseverance da NASA cumpriu cem dias em Marte operando na superfície da cratera Jezero do Planeta Vermelho, onde pousou em 18 de fevereiro. O marco ocorreu em 1º de junho, já que um dia marciano dura aproximadamente 24 horas e 40 minutos, um pouco mais do que um dia na Terra.

Nesse período, o rover testou todas as suas câmeras e instrumentos científicos, enviando mais de 75 mil imagens para a Terra. Ele também capturou o primeiro áudio verdadeiro na superfície marciana, e apoiou e documentou o histórico voo da Ingenuity, a primeira aeronave motorizada com voo controlado em outro mundo.

+ Robô Ingenuity prega um susto na NASA em seu sexto voo em Marte; veja vídeo

O Perseverance também gerou oxigênio a partir do dióxido de carbono na atmosfera marciana, graças ao demonstrador da tecnologia MOXIE, e começou a viajar para sua primeira “zona de exploração”, de acordo com a equipe da missão em sua conta no Twitter.

A missão Perseverance abrange pelo menos um ano em Marte ou 687 dias terrestres. Seus principais objetivos são procurar por sinais de vida antiga em Marte, coletar e armazenar dezenas de amostras para seu futuro retorno à Terra.

Presume-se que a cratera Jezero de 45 quilômetros de largura tenha abrigado um grande lago e um delta de rio bilhões de anos atrás. Quanto ao helicóptero Ingenuity, tendo passado em sua campanha de demonstração de tecnologia de cinco voos, ele embarcou em uma missão estendida projetada para mostrar o potencial dos helicópteros em auxiliar na exploração do terreno em Marte.

Durante seu sexto voo, o Ingenuity encontrou seu primeiro revés, uma breve interrupção no fluxo de fotos de sua câmera de navegação para o computador de bordo, embora tenha conseguido completar o vôo até o ponto de pouso pretendido.