Round 6, a série sul-coreana da Netflix, está para o clássico caso do não se trata de “se” (você já viu), mas de “quando” (irá ver). Lançada em 17 de setembro, se transformou num fenômeno da cultura pop global. E o maior do mundo do streaming. De acordo com as métricas da plataforma, assistir a 2 minutos são suficientes para você ter se tornado audiência, mas 89% das pessoas teriam visto pelo menos 75 minutos. Assim, foi a maior estreia (qualquer programa consumido ao longo do primeiro mês) da Netflix, com 130 milhões de contas acessando a produção entre o dia do lançamento e 16 de outubro. Dados revelados pela Bloomberg mostram que Round 6 (Squid Game, no título original) gerou US$ 891 milhões de “valor de impacto” – métrica usada internamente pela Netflix – e custou US$ 21,4 milhões.

Round 6: quanto valeria o prêmio da série em reais? Netflix responde

Confeitaria de Pequim lança desafio inspirado em série “Round 6” da Netflix

Em outras palavras, cada US$ 1 milhão investido deu retorno de US$ 41,6 milhões. Conheça a seguir outros fatos e algumas curiosidades sobre a série.

1. O primeiro nome da produção, em inglês, foi Round 6. Mudou-se para Squid Game. Curiosamente, no Brasil foi mantida a versão inicial.

2. Hwang Dong-hyuk, o diretor criador da série, começou a trabalhar no roteiro em 2008. Mas achou muito distópico e violento e que ninguém embarcaria no projeto. Hoje o mundo se tornou distópico e violento o suficiente para consumir vorazmente Round 6.

3. A boneca gigante do primeiro episódio não foi feita para a série. Ela fica na entrada de um museu de carruagens em Jincheon, três horas ao norte de Seul. Virou meme global.

4. O número de telefone que aparece num cartão de visita convidando o personagem principal a participar dos jogos existe realmente. A dona da linha disse ter recebido até 4 mil ligações num dia, segundo o site Business Insider.

5. Foi a primeira atuação de Jung Ho-yeon, a protagonista feminina da série. Ela iniciou a carreira como modelo e já foi capa da revista Vogue.

6. Um dos jogos da série é quebrar um doce coreano tradicional que traz uma imagem simples em seu interior – um guarda-chuva, por exemplo – sem que a parte do objeto quebre junto. O desafio virou um fenômeno no TikTok.

7. A cenografia de escadas infinitas pelas quais os personagens se movimentam para os jogos é totalmente inspirada na obra do artista holandês Maurits Escher (1898-1972)

8. A busca no Google pelo nome Round 6 já trazia 9,9 milhões de páginas encontradas e o nome da série em inglês, Squid Game, 103 milhões de resultados.

9. No site Rotten Tomatoes, a pontuação da crítica foi de 92% e a do público chegou a 84%. Já existem cerca de 1,8 mil críticas feitas pelo público não especializado. Em outro site de referência para o mundo do cinema e das séries, o IMDB, o filme já foi avaliado por 204 mil pessoas e recebeu a nota 8,2 (de 0 a 10).

10. A série já teve mais de 1,4 bilhão de horas consumidas na plataforma0 em todo o mundo.