Giro

Round 6: entenda como a cultura coreana dominou o mundo

Crédito: Reprodução/Twitter Netflix

Round 6 é um fenômeno de audiência, mas é fruto de uma longa estratégia de financiamento da cultura coreana (Crédito: Reprodução/Twitter Netflix)

A série “Round 6”, ou “Squid Games”, da Netflix, é um fenômeno de audiência global que teve a melhor estreia da história da plataforma de streaming: 111 milhões de fãs em apenas 27 dias. Contudo, quem pensa que a série foi uma super produção, com investimentos massivos de dinheiro, engana-se.



O Today Online diz que a primeira temporada custou U$ 22,9 milhões, U$ 2,9 milhões por episódio: é a produção mais cara da história da Coreia do Sul. No entanto, é um valor pequeno em relação às grandes produções do audiovisual internacional.

A série “Stranger Things”, também da Netflix, custou U$ 10 milhões por episódio, segundo a Variety. “Wanda Vision”, da Disney +, custou U$ 25 milhões por episódio. A série mais cara, ainda em produção, “O Senhor dos Anéis”, da Amazon Prime, teve custo de U$ 465 milhões em sua primeira temporada.

De acordo com a Forbes, Round 6 já é a série mais assistida em 90 países.

O sucesso cultural da Coreia do Sul



Depois de anos de governos militares, o primeiro presidente civil em 30 anos da Coreia do Sul, Kim Young Sam, questionou-se, em 1994, como o filme “Parque dos Dinossauros” superou o lucro da venda de 60 mil carros da Hyundai. Desde então, segundo reportagem do Los Angeles Times de 1996, o governo coreano passou a investir em peso em sua indústria cultural.

Essa “onda coreana”, “hallyu” em coreano, começou nos anos 90 e passou a ser colhida nos últimos anos. Filmes como “Oldboy” (2003) fizeram grande sucesso e colocaram o país no mapa do audiovisual internacional, que culminou com o primeiro Oscar de melhor filme a uma produção de fora dos Estados Unidos: “Parasita” (2019).

Outro fenômeno global coreano, a banda BTS e o chamado pop coreano (K-pop) também são frutos de longo investimento pelo estado na cultura – em 2005, foram investidos U$ 1 bilhão no gênero musical. No entanto, estima-se que só o BTS movimente até U$ 3,7 bilhões por ano na economia do país.

A onda coreana explica em parte como a Coreia triplicou seu Produto Interno Bruto (PIB) entre 2000 e 2018 de U$ 500 bilhões para U$ 1,5 trilhão, de acordo com dados do governo coreano. Para ter uma ideia, segundo o Ministério de Economia da Coreia do Sul e do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão do Brasil, a Coreia investiu R$ 31 bilhões em cultura, turismo e esporte em 2021, contra apenas R$ 2,2 bilhões do governo Bolsonaro (sem partido).

A exportação de produtos culturais coreanos chegou a U$ 12,3 bilhões em 2019, aumento de 22,4% com o incentivo a artistas e empresas – há investimentos público e privados na cultura. O Ministério do Turismo da Coreia indica que, em 2017, metade dos turistas tiveram interesse no país após alguma série ou filme.

O investimento cultural ajuda a entender como o turismo na Coreia do Sul, que era muito próximo ao brasileiro em 2003, conseguiu aumentar tanto enquanto o brasileiro segue estagnado.

Por que faz tanto sucesso?

A série explora histórias sobre a cultura coreana e a forte desigualdade econômica no país, mas lida com dilemas universais, como a distopia ficcional. As brincadeiras infantis contidas no filme dialogam com pessoas de diversas faixas etárias em todo o mundo.

O Ddakji, que é semelhante ao “bafo” brasileiro; batatinha frita 1,2,3, que virou meme em diversas redes sociais; colmeia de açúcar, cabo de guerra, bolinhas de gude, ponte de cristal e o último, jogo da lula.

Além disso, essas brincadeiras, mortais na série, refletem toda a desesperança de um planeta que se recupera de uma pandemia, mas enfrenta sérios desafios ambientais e de desigualdade social. Neste sentido, Round 6 traça uma crítica precisa à crueldade e ao individualismo da sociedade pós-moderna.

A desigualdade na Coreia

De acordo com o site The Conversation, o envididamento das famílias na Coreia do Sul aumentou significativamente nos últimos anos e superou o valor do próprio PIB do país, que é o maior de toda a Ásia. O abismo social entre os 20% mais ricos e os 20% mais pobres aumentou 50% desde 2017 e chegou a 116 vezes.

O país enfrenta um crescente desemprego entre os jovens. Em agosto, o governo anunciou medidas para restringir empréstimos na tentativa de reduzir a dívida entre os mais jovens, sobretudo pessoas na faixa de 30 anos.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?

Tópicos

aplicativo lider de streaming aprender coreano aprendizagem de coreano campeãs streaming Canais Streaming Como assinar Netflix grátis? como assistir filme na Netflix Como baixar o Netflix? Como faço para assistir Netflix? Coreia Coreia do Sul cultura Coreia dá pra baixar streaming? Duolingo e-commerce netflix Fundação Coreana para Intercâmbio Cultural Internacional Hangeul hbo max netflix investimento da Coreia na cultura Moon Jae-in Netflix Netflix agora netflix alternativa Netflix anúncios Netflix Brasil netflix compras dos Estados Unidos Netflix filmes Netflix gratis netflix login netflix loja online netflix party netflix planos Netflix preços netflix propaganda NETFLIX/E-COMMERCE/EUA/SHOPIFY Netlix O que é Netflix o que é Round 6? Onde assistir às séries? Onde assistir séries grátis? oque é streaming? Oxford English Dictionary plataforma streaming Quais os tipos de série? Quais os valores da Netflix? Quais são as brincadeiras do Round 6? quais serviços de streaming passam séries no Brasil? Qual a melhor série para assistir? Qual a moral da série Round 6? qual é o plano mais barato da Netflix? Qual o significado da série Round 6? Quanto é o prêmio do Round 6? reajuste netflix reajuste Netflix 2021 Round 6 assistir online Round 6 classificação indicativa round 6 crianças Round 6 dublado Round 6 emirados Round 6 grátis round 6 história Round 6 netflix Round 6 online Round 6 polêmica round 6 sucesso Round 6 temporada Sam Dalsimer série Round 6 séries streaming Shonda Shonda Rhimes Shondaland Squid Game Streaming