Giro

Roteadores Wi-Fi com senha fácil serão barrados pela Anatel

Crédito: Pixabay

A norma da Anvisa consta em um documento sobre segurança para equipamentos de telecomunicações como o Wi-Fi (Crédito: Pixabay)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que roteadores Wi-Fi e outros produtos de internet não poderão ter senhas fáceis. A norma consta em um documento sobre segurança para equipamentos de telecomunicações.

A medida ocorre após a aprovação do Regulamento de Segurança Cibernética pela agência, que propõe regular os riscos e estruturar uma vigilância permanente do mercado.  O ato 77/2021 estabelece “um conjunto de requisitos de segurança cibernética para equipamentos para telecomunicações visando minimizar ou corrigir vulnerabilidades por meio de atualizações de software/firmware ou por meio de recomendações em configurações”.

+ Apple anuncia financiamento com fins educativos em plano para justiça racial

A normativa estabelece que os equipamentos de rede não podem ter senhas em branco ou fracas, e nem mesmo credenciais idênticas entre todos os dispositivos produzidos. Os produtos também precisam forçar a troca da senha padrão na primeira utilização, e não adotar credenciais derivadas de informações de fácil acesso.

Além disso, os equipamentos precisam ter mecanismos automatizados e seguros para atualizações de software, informar ao usuário sobre as alterações implementadas nos updates e preservar as configurações pré-existentes após o procedimento de instalação.

Com o novo regulamento, a Anatel irá homologar apenas produtos desenvolvidos com o princípio “security by design”, de forma que os itens devem ser projetados para serem seguros e desprovidos de qualquer ferramenta de backdoor.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel