Sustentabilidade

Roma começa a testar sistema que dá desconto no transporte público para quem reciclar

Foram colocadas três máquinas perto de estações de metro em Roma, que irão recompensar em forma de crédito quem reciclar garrafas plásticas

Roma começa a testar sistema que dá desconto no transporte público para quem reciclar

Romanos e turistas agora tem uma maneira alternativa para pagar o transporte público de Roma: garrafas plásticas. A prefeitura da Cidade Eterna instalou nesta terça-feira (24) três máquinas perto de estações de metrô que servirão como teste de um sistema de remuneração para a passagem de transportes públicos em troca da reciclagem de garrafas plásticas.

Segundo a autoridade de transportes de Roma, a ATAC explica que ao inserir um garrafa na máquina, ela irá escanear o celular e colocar no conta do usuário cinco centavos de Euro de crédito por garrafa. O sistema poderá ser usados nos aplicativo MyCicero e Tabnet.

O presidente da ATAC Paolo Simioni disse nesta quarta-feira (24) para a Associated Press que “em um período em que se fala de criptomoedas, nós temos a moeda do plástico, um sistema onde uma pessoa recicla, cria uma relação de lealdade com o serviço e recompensamos um hábito virtuoso”. Segundo a prefeitura de Roma, o teste irá durar um ano.