Os robôs humanoides são o foco do CEO da Tesla Motors, Elon Musk, em 2022. Musk fez a revelação essa semana em evento sobre o balanço do quarto trimestre de 2021 da empresa. O Tesla Bot, que também pode ser chamado de “Optimus”, seria o produto mais importante a ser desenvolvido este ano.

O Tesla Bot foi mostrado pela primeira vez em um evento, em agosto de 2021. “Acho que o Tesla Bot tem potencial para ser mais significativo do que o negócio de veículos ao longo do tempo”, disse Musk. As informações são do portal Uol.

O robô terá a mesma tecnologia de direção semiautônoma, sem a necessidade de motorista, dos carros da Tesla. Ele vai usar inteligência artificial e terá várias câmeras para analisar o terreno e ver obstáculos. O robô pode chegar a 8 km/h de velocidade, tem 1,73 m altura e pesa 57 kg. Ele ainda pode carregar até 20 kg de carga, segundo o portal g1.

Na cabeça há uma tela, como a de um celular ou computador, para transmitir informações. As mãos lembram as humanas, com 5 dedos, e ele tem 40 atuadores eletromecânicos, motores elétricos que permitem o movimento.

 “Se você pensar na economia, a base dela é o trabalho”, disse. “Equipamento de capital é trabalho. Então, o que acontece se você não tiver realmente uma escassez de mão de obra? É disso que se trata o Optimus, por isso é muito importante”, acrescentou.

Brasil começará a reduzir IOF cambial ainda este ano

“O Optimus pretende ser amigável, é claro, e navegar por um mundo de humanos e eliminar tarefas perigosas, repetitivas e chatas”, disse Musk.