A startup Iron Ox, do Vale do Silício, na Califórnia, acredita que robôs agricultores podem ajudar a região a enfrentar a seca e expandir a agricultura de maneira mais sustentável. A empresa conseguiu US$ 50 milhões (R$ 264,4 milhões no câmbio de hoje, 23) em uma rodada de financiamento liderada pela Breakthrough Energy Ventures, de Bill Gates.

Segundo o CEO da startup, Brandon Alexander, a Iron Ox usa robôs integrados a um sistema hidropônico que consome 90% menos água do que as fazendas tradicionais. A empresa está colocando esse sistema para funcionar em uma estufa de 930 m² em Gilroy, Califórnia.

+ CEO do SoftBank diz que robôs inteligentes podem revitalizar crescimento e competitividade do Japão

No projeto, um robô autônomo chamado Grover move paletes de manjericão e um sistema de braço robótico consegue levantá-los para fazer a inspeção. Os sensores verificam os níveis de nitrogênio e acidez da água para um crescimento saudável.

O programa prevê que qualquer água não utilizada pode ser bombeada de volta para o sistema para ser reutilizada. A Iron Ox cultiva manjericão tailandês e morango. Os próximos produtos devem ser coentro, salsa e tomate.

A empresa também está construindo uma nova estufa em Lockhart, Texas. Para o CEO, a hidroponia – economizar água com o cultivo de plantas sem solo – é apenas uma peça do quebra-cabeça para a agricultura do futuro.