Dos itens básicos McDonald’s, os sorvetes estão entre os favoritos do público. Mas, as máquinas que produzem essas sobremesas têm tendência a quebrar. Um engenheiro de software empreendedor, Rashiq Zahid, decidiu que é melhor saber se a máquina de sorvete está quebrada antes de você ir até uma loja.

Ele criou o robô McBroken, que mapeia todos os McDonald’s perto de você com um sistema simples de pontos codificados por cores: verde se a máquina de sorvete estiver funcionando e vermelho se estiver quebrada.

+ Ex-franquiados do McDonald’s processam o grupo por discriminação racial
+ McDonald’s apura possível má conduta do departamento de RH

De acordo com matéria do The Verge, o bot funciona basicamente por meio do aplicativo móvel do McDonald’s, que você pode usar para fazer um pedido. Atualmente, Zahid faz um pedido no valor de US$ 18.752 (cerca de R$ 105 mil no câmbio de hoje, 23) a cada 30 minutos em todos os McDonald’s nos Estados Unidos para descobrir em quais locais há uma máquina de sorvete quebrada.

O projeto começou com o engenheiro examinando as localizações do McDonald’s na Alemanha, onde ele mora. Ele pedalou por Berlim, visitando fisicamente as locações do McDonald’s para ver se os dados do McBroken estavam corretos.

Depois de passar no teste, ele expandiu o projeto para os EUA. Inicialmente, o programa fazia o teste a cada minuto. No entanto, o aplicativo do McDonald’s rapidamente o identificou como um bot e cortou o acesso.

O McDonald’s não parece chateado com o projeto de Zahid. No Twitter, o executivo de comunicações da empresa e relações governamentais David Tovar aplaudiu o esforço. “Só um verdadeiro fã do McDonald’s faria tudo isso para ajudar os clientes a obter nosso delicioso sorvete!”.