A Nasa está prestes a realizar um feito sem precedentes: o Perseverance Mars rover está programado para pousar em Marte nesta quinta-feira, 18, e filmar seu próprio pouso de alto risco.

Depois de quase sete meses e 230 milhões de quilômegtros de viagem espacial, o robô deverá mergulhar na fina atmosfera marciana, lançar um pára-quedas e um jetpack e, em seguida, pousar suavemente no antigo leito de um lago.

+ Para Bill Gates, colonizar Marte é tolice

Uma vez instalado lá, ele irá procurar depósitos minerais de um antigo lago, que podem conter sinais de vida microbiana antiga. O rover está programado para armazenar amostras de rocha e solo de Marte para que uma missão futura possa levá-los de volta à Terra para os cientistas estudarem. Mas primeiro, Perseverance deve pousar com sucesso.

O rover está programado para armazenar amostras de rocha e solo de Marte para que uma missão futura possa levá-los de volta à Terra.
O rover está programado para armazenar amostras de rocha e solo de Marte para que uma missão futura possa levá-los de volta à Terra. (Crédito:Reprodução/NASA)

O pouso está programado para as 17h55 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 18, em um local conhecido como cratera Jezero. O evento será transmitido ao vivo no canal da Nasa no YouTube, NasaTV, a partir das 16h15.

Uma série de manobras automatizadas precisas deve funcionar exatamente da maneira certa para levar o Perseverance ao seu destino com segurança. Não há margem para erros.

É por isso que os engenheiros aeroespaciais têm um apelido especial para essa fase de uma missão a Marte: “sete minutos de terror”.

Para Perseverance, esse processo será ainda mais assustador por causa de seu local de pouso. A cratera Jezero de Marte é um leito de lago seco rico em camadas expostas de rochas antigas, que podem conter vestígios de vida microbiana passada. Penhascos íngremes percorrem o meio do local de pouso, juntamente com dunas de areia e pedregulhos.

Se o Perseverance chegar com segurança, no entanto, ele enviará de volta o primeiro vídeo de um pouso em outro planeta. Câmeras de alta definição e microfones no rover devem gravar tudo, e a NASA disse que vai disponibilizar as imagens mais tarde.