Giro

Robô chinês Zhurong pousa com sucesso em Marte

Crédito: Reprodução/Projeção

Desde 1960, mais de 40 missões foram até Marte. Menos da metade delas teve sucesso, e apenas os EUA conseguiram operar os dispositivos. (Crédito: Reprodução/Projeção)

Os Estados Unidos agora têm companhia em Marte. Uma espaçonave chinesa desceu pela fina atmosfera marciana e pousou com segurança em uma grande planície do planeta vermelho neste sábado (15), realizando um feito que apenas duas outras nações tinham feito antes, segundo a mídia estatal chinesa.

+ Futuros do aço na China tocam máximas recorde e minério de ferro amplia rali

O pouso durou sete minutos e transformou a China no segundo país a tocar o solo marciano com sucesso, após os EUA, em 1976. A então União Soviética chegou a ter um equipamento que pousou em Marte antes, a Mars 3, em 1971, mas a comunicação foi perdida definitivamente apenas após alguns segundos.

Desde 1960, mais de 40 missões espaciais foram até Marte. Até agora, no entanto, menos da metade delas teve sucesso, e apenas os Estados Unidos conseguiram operar os dispositivos. Ou seja: a China se torna o segundo país a operar um robô no planeta vermelho.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel