A Snap, dona do Snapchat, anunciou no final de Novembro do ano passado o lançamento de um aplicativo interno (como o Reels do Instagram) que seria capaz de rivalizar com o TikTok. Passados aproximadamente dois meses, a plataforma designada Spotlight conquistou 100 milhões de usuários.

“Estamos muito agradavelmente surpreendidos com esta atenção”, afirmou Evan Spiegel, CEO da Snap, na apresentação dos resultados trimestrais da empresa. De acordo com o The Verge, os 100 milhões de usuários dizem respeito ao mês de janeiro e representam uma estreia de sucesso para a nova ferramenta de partilha de conteúdos.

+ TikTok vai avisar usuários sobre vídeos com fake news
+ Comissária de bordo exibe segredos da profissão e vira hit no TikTok

A mesma publicação indica que este era precisamente o número de utilizadores mensais do TikTok em junho do ano passado, nos Estados Unidos. Contudo, se forem somados os fãs deste app no resto do mundo, o total será significativamente superior.

Parte do sucesso do Spotlight estará no investimento dedicado pela Snap no seu lançamento. A empresa prometeu distribuir um milhão de dólares por dia aos criadores de conteúdos que utilizassem a plataforma, durante mais de um mês. Desta forma, novos usuários teriam vídeos para ver quando chegassem ao Spotlight. Evan Spiegel garante que a aposta compensou e que os criadores carregam, atualmente, uma média de 175 mil vídeos por dia.

“Embora ainda seja muito cedo no desenvolvimento desta nova plataforma de conteúdo, estamos muito encorajados pelos resultados iniciais e entusiasmados relativamente ao potencial do Spotlight para expandir as nossas oportunidades de monetização no futuro”, acrescenta Derek Andersen, CFO da Snap.