Giro

Rio suspende vacinação com primeira dose por falta de imunizante contra covid

A vacinação da primeira dose do imunizante contra a covid-19 está suspensa na cidade do Rio de Janeiro e só deverá ser retomada quando a prefeitura receber mais doses do Ministério da Saúde. O prefeito Eduardo Paes reclamou da demora do governo federal. Os postos de vacinação continuarão oferecendo as segundas doses já programadas.

“Por já ter aplicado todas as vacinas destinadas à primeira dose contra a covid-19 e para garantir estoque para as segundas doses programadas, o município do Rio suspenderá momentaneamente seu calendário de vacinação de primeira dose a partir de hoje, 23. A vacinação será retomada assim que o Ministério da Saúde enviar nova remessa de vacinas”, informou a Prefeitura, em nota.

Em entrevista à TV Globo, o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, afirmou que, na semana passada, a remessa de vacinas já tinha atrasado.

“Na semana passada, já teve o atraso nessa entrega, infelizmente até o momento a gente não tem previsão de quando ele vai entregar as doses que ele já recebeu”, disse. “A gente espera que aconteça o mais breve possível, ainda esse final de semana, porque nada justifica 7,5 milhões de doses paradas e ainda essas doses não terem sido distribuídas”.



Soranz disse ainda que a prefeitura trabalha “no limite” do calendário, com distribuição semanal aos postos, para dar mais celeridade à campanha.

Em uma rede social, o prefeito Eduardo Paes também reclamou do atraso nas remessas.

“Esta semana o @minsaude recebeu cerca de 7,5 milhões de doses de vacina e até o presente momento não temos notícia de quando receberemos”, escreveu. “Divulgamos nosso calendário de acordo com as chegadas informadas pelo ministério. Se não cumprirem, corremos o risco de atrasar. Não é possível que isso fique parado por um minuto que seja. O motivo é simples: quanto mais tempo demora, maior o risco de óbito. Não há nada mais importante a fazer neste momento.”

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago