Rio flexibiliza restrições contra Covid e reduz exigência de distanciamento

Banhistas usando máscaras de proteção caminham na Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro (Crédito: REUTERS/Ricardo Moraes)
Por Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO (Reuters) – A cidade do Rio de Janeiro deu mais um passo na flexibilização de medidas de isolamento contra a Covid-19 e anunciou nesta sexta-feira a redução das exigências de distanciamento entre frequentadores de academias, centros de treinamento e piscinas, além de autorizar o aumento na capacidade de público para teatros, cinemas, parques, museus e pontos turísticos.
De acordo com a prefeitura carioca, nos locais em que são realizadas atividades esportivas a distancia exigida entre as pessoas baixou de 4 metros para 1 metro. O município também ampliou de 40% para 60% a capacidade de uso de teatros, cinemas, parques, museus e pontos turísticos.
+ Covid-19: São Paulo aplica hoje primeira e segunda doses de vacina
Essas e outras medidas estão em um decreto municipal publicado nesta sexta e que mantém medidas restritivas na capital até 20 de setembro.
A prefeitura já havia liberado nesta semana a presença de público em jogos do Flamengo no Maracanã a partir da semana que vem. A gestão municipal, comandada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), pretende começar a fazer eventos-teste para acompanhar o comportamento da pandemia na capital fluminense.
“A gente tem redução de internados, hoje são menos de 700 pessoas e já chegou a ser 1.400 pessoas… vemos queda muito expressiva na demanda por leitos”, disse a jornalistas o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
“A gente tem uma tendência de queda mesmo com a Delta. Em resumo, uma redução de internação, casos e óbitos”, acrescentou.
A variante Delta do coronavírus, que é mais contagiosa, representa 96% dos casos de Covid na capital e cerca de 85% no Estado, mas o avanço da vacinação tem ajudado a “amortecer” o impacto da variante, afirmam autoridades.
Na quinta, o Estado do Rio de Janeiro bateu recorde de casos em um só dia, com quase 18 mil registros, mas segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, a magnitude está ligada ao represamento de dados estatísticos após o feriado prolongado de 7 de Setembro.
“A tendência se vê por ocorrência e sintomas. A epidemia não está piorando. A tendência é de queda, mas com transmissão ainda significativa”, disse ele à Reuters.
As medidas de flexibilização na capital fluminense vêm logo após um feriado prolongado com a presença de muitos turistas na cidade, taxa de ocupação de hotéis batendo recorde na pandemia, aglomerações de pessoas em locais públicos e privados, além de concentração de milhares de pessoas em atos a favor e contra o governo federal na terça feira.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
3ª dose anticorpo monoclonal anticorpos covid sintomas anticorpos infectados nova infecção astrazeneca trombose Cepa colombiana cepa colombiana é mais letal? cepa delta coronavírus alimentação coronavírus estudos coronavírus soja covid anticorpos covid antiviral medicamento covid longa covid remédios covid restrições covid tratamentos Covid variantes efeitos permanentes europa ainda tem restrições? idosos têm que tomar 3ª dose? imunizados naturais imunizados têm que usar máscaras infectados imunizados máscara vacina máscaras vacina OMS medicamento MSD covid o que é trombose pode haver duas infecções diferentes posso me infectar depois de vacinado? Qual país tem mais infectados? quando vou deixar de usar máscara? quantas doses já foram aplicadas? quanto tempo duram os anticorpos quanto tempo duram os sintomas? quantos faltam vacinar? quantos vacinados tem o Brasil? que alimentos inibem o coronavírus quem deve tomar 3ª dose? rio afrouxa restrições praias rio restrições RJ restrições sequelas covid superanticorpo trombose vacina idosos Updated vacina 3ª dose vacina duas doses protege mais que a de dose única? vacina reinfecção vacina risco de trombose vacina trombose vacinados infectados imunidade Variante cama variante delta Variante gama é perigosa? variante gama Manaus Variante Gamma