Em reportagem, a agência internacional de notícias Reuters, detalhou a rodada de negociações entre Estados Unidos e China que acontece nesta semana em Pequim, e que contou com uma discussão sem precedentes até entre os dois países sobre um acordo de transferência forçada de tecnologia.

Os representante de comércio nos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, estão na China para novas rodadas de negociações para acabar com a guerra comercial entre os dois gigantes. Ainda está agendada uma nova rodada na próxima semana, que acontecerá em Washington.

Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o encontro desta semana trouxe representantes chineses mais abertos a discutir questões delicadas, como a transferência forçada de tecnologia praticada pela China. Os orientais deram mais detalhes sobre seus termos em relação ao tema, que envolve também o fim do roubo de propriedade intelectual americana.

Os dois países trabalham para elaborar um acordo escrito em seis áreas específicas: transferência forçada de tecnologia e roubo cibernético, direitos de propriedade intelectual, serviços, câmbio, agricultura e barreiras não tarifárias ao comércio. As autoridades se mostraram animadas com os avanços da conversa, mas não quiseram definir um cronograma para as negociações.