São Paulo, 16 – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará Live com extrativistas paulistas na próxima segunda-feira, 19, às 14 horas, para facilitar o acesso dos pequenos produtores à Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). O foco são os municípios de São Paulo com maior potencial extrativo: Barra do Turvo, Cunha, Eldorado, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Registro, São Luís do Paraitinga, Sete Barras e Ubatuba, informa a Conab, em comunicado.

O objetivo é explicar as regras e as formas de acesso ao programa, ampliando o benefício no interior do Estado. O apoio é feito na comercialização de produtos florestais não madeireiros com o pagamento de uma subvenção. No caso de São Paulo, os principais são juçara, pinhão manso e cambuci.

A Live é aberta a qualquer produtor ou representantes de cooperativas e associações, e não precisa de inscrição. Para participar, os interessados podem acessar a plataforma digital pelo link: https://meet.google.com/qyo-gjco-xkt .

A Conab explica que a PGPM-Bio funciona da seguinte maneira: quando o produtor extrativista comprova a venda do seu produto por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal, a Conab complementa o valor por meio de subvenção direta, pagando um bônus.

Em 2021, a PGPM-Bio prevê orçamento de R$ 25 milhões para executar em subvenção direta paga a extrativistas de todo o Brasil.