O Google ajusta regularmente suas páginas de resultados de pesquisa e testa novos designs. Porém, não é tão frequente que ele adiciona novos recursos a esses resultados, então, quando o faz, vale a pena prestar atenção.

Agora, o Google está adicionando um novo item de menu a praticamente todos os resultados de pesquisa em inglês, nos EUA, em dispositivos móveis, desktops e seu Google app Android. Este novo link fornecerá aos usuários mais informações sobre o site que estão prestes a visitar – e antes de clicarem no link real.

+ Google deixa de desenvolver videogames para se concentrar em plataforma Stadia
+ Ford fecha parceria com Google para utilizar sistema Android

Ao clicar no novo ícone de menu abrirá um novo painel de informações com informações adicionais sobre o site. Isso inclui uma breve descrição do assunto do site – tirada da Wikipedia quando disponível – e alguns dados sobre se a conexão com o site é segura.

Para sites sem uma descrição do Wikipedia, o Google mostrará quando indexou o site pela primeira vez e outros dados, se estiverem disponíveis.

Há também um link completo e uma linha curta sobre se é um resultado de pesquisa nativo ou um anúncio (o que parece uma admissão tácita de que é muito difícil distinguir anúncios de resultados de pesquisa regulares no Google). Na parte inferior do painel, também há links para suas configurações de privacidade e para um explicador sobre “como funciona a pesquisa”.

Este novo recurso começou nesta segunda-feira, 01. Como de costume, pode demorar um pouco até que você o veja em seus próprios resultados de pesquisa.