Uma novidade da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física deste ano está na restituição. A partir de agora, os contribuintes que tiverem valores a receber poderão ter o crédito realizado em conta digital. Até ano passado, o contribuinte tinha que indicar uma conta corrente ou poupança tradicionais para receber o crédito.

“Para as declarações com imposto a restituir, a partir deste ano, será possível selecionar contas de pagamento para crédito de restituição do imposto sobre a renda”, explica Mauricio de Luca Gonçalves, especialista em ciências contábeis, sócio da PArtWork.

+ Imposto de Renda 2021: veja como declarar recebimento de aluguel em 2020

Ele explica que agora há  três itens para a escolha do contribuinte: conta corrente, poupança e conta de pagamento, que são as contas em bancos digitais.

Antes de enviar a declaração, o contribuinte deve selecionar a opção ‘Resumo da declaração’, no menu esquerdo da tela, e depois clicar em ‘Cálculo do Imposto’.

Neste momento, é possível saber se tem algum valor a ser restituído e, se tiver, é hora de preencher a aba ‘Informações Bancárias’, que agora tem também a opção da conta de pagamento.