Como é possível avaliar o atual cenário do e-commerce no Brasil?
O comércio eletrônico brasileiro está evoluindo com bastante intensidade. Os grandes varejistas do mercado estão se consolidando como geradores de demanda e se transformam em marketplaces.

O e-commerce cresceu 9,23% no Brasil nos últimos 12 meses. A que se deve esse aumento?
Vários fatores. Houve aumento na oferta, com a abertura de mais lojas das mais diversas categorias. Também houve aumento no número de pessoas conectadas por dispositivos móveis, que hoje representam 50% do tráfego dos sites de e-commerce.

Quais são as maiores dificuldades para empreender pela internet?
A complexidade operacional é o maior obstáculo. Lidar com processos de pagamento e gerar tráfego para os sites são atividades caras e que precisam de mão de obra especializada. A solução deve ser sempre buscar parcerias fortes e focar na experiência de uso do cliente. Sem esquecer também de testar políticas de frete e parcelamento para que o gestor possa compreender a elasticidade e os impactos nos custos de cada companhia.

O que podemos esperar do e-commerce brasileiro para os próximos anos?
Viveremos uma melhoria mais agressiva no nível de serviço e dos prazos de enrega, fato que deve ajudar a consolidar ainda mais o mercado de compras online.

(Nota publicada na Edição 1028 da Revista Dinheiro)