Qual o segredo para se destacar no mercado de e-commerce?
É preciso ter o cliente no centro da operação. Todas as ações devem ser orientadas no sentido de proporcionar a melhor experiência de compra possível. É preciso apostar firmemente na análise de dados coletados durante as interações e no conhecimento profundo do mercado, definir os objetivos e, em seguida, partir para a ação.

Quais dicas o sr. daria para um empreendedor que deseja lançar um e-commerce?
Além de um profundo conhecimento sobre internet, é necessário entender o comportamento do cliente no ambiente digital. Esse consumidor usa o smartphone como a sua principal tela. A maior parte de suas interações com as marcas acontece por esse dispositivo.

O que o empreendedor que atua com e-commerce precisa saber antes de investir em um marketplace?
É necessário levar em conta que são canais onde o fluxo de compra é acentuado e o número de visitantes é muito grande. É preciso trabalhar a marca para garantir um relacionamento direto com os consumidores, ainda que em menor escala. Há sempre o risco de que a companhia se torne apenas uma empresa que move caixas de um lugar ao outro, o que tem pouco valor. É preciso investir em diferenciais em pontos estratégicos, como inventário, operação, entrega e suporte.

(Nota publicada na Edição 1088 da Revista Dinheiro)