Pesquisas indicam que a internet 5G será até 50 vezes mais rápida do que as conexões 4G. Em que estágio está a implementação desta nova tecnologia?
Está em pleno desenvolvimento e em testes. A previsão da indústria é de que o 5G esteja disponível ao longo de 2019, quando as primeiras redes serão lançadas comercialmente em países como Japão, Coreia do Sul, China, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.

E no Brasil?
Estamos trabalhando com as operadoras e agências regulatórias, mas ainda não temos um prazo. Nossa expectativa é de que a defasagem de tempo não seja grande, já que os primeiros testes poderiam acontecer já no fim do ano.

O Brasil tem a infraestrutura para receber o 5G ou é necessário mais investimentos?
Toda nova tecnologia demanda investimentos. No caso do 5G, eles serão injetados gradativamente pelas operadoras de telefonia. A infraestrutura será implementada na medida em que as redes forem expandindo e o mercado demandar por serviços de conectividade de última geração. Outro desafio é a disponibilidade de fibra, quase 40% dos municípios brasileiros não têm conectividade de fibra. Mesmo naqueles que têm, a fibra não chega a todas as áreas urbanas.

(Nota publicada na Edição 1073 da Revista Dinheiro)