Marcelo Wurman, presidente da Tata Consultancy Services para América Latina, consultoria e fornecedora de serviços de tecnologia da informação para empresas:

Como a inteligência artificial está mudando o mundo dos negócios?
A inteligência artificial já está sendo usada para automatizar e impulsionar a eficiência de determinados processos, ajudando os funcionários a serem mais produtivos. Ela também permite ao gestor dedicar mais tempo a funções estratégicas de negócios e criar novos trabalhos e serviços que antes não eram possíveis.

Quais os desafios da inteligência artificial no Brasil?
Os dois grandes obstáculos são a integração de todas as áreas da companhia, e não apenas do departamento de tecnologia, e a falta de mão-de-obra qualificada. A tecnologia existe e precisamos de profissionais capacitados para entender as mudanças do mercado mundial para realizar a adaptação.

Quais serão as áreas mais beneficiadas com a inteligência artificial no Brasil?
O impacto está se disseminando para além dos departamentos de tecnologia. Nossas pesquisas mostram que, apesar de 68% das empresas utilizarem a tecnologia nos departamentos de TI, até 2020, 70% delas acreditam que o maior impacto estará em outras áreas, como administração, marketing, finanças e contabilidade.

(Nota publicada na Edição 1026 da Revista Dinheiro)