A segurança digital é um problema grave para as empresas de telefonia?
Sim. Há uma noção geral que é cada vez mais importante proteger os dados dos usuários, como no caso recente do Facebook. Mas a segurança digital é uma questão que vai muito além. No setor de telecomunicações, é preciso pensar que hoje estamos cada vez mais dependentes das redes de comunicação e caminhando para um futuro onde tudo está sendo conectado. Alguém, por exemplo, poderia desligar todo o sistema de iluminação de uma cidade usando a internet.

A qualidade da conexão da internet brasileira é ruim?
É preciso pensar se há acesso à internet. As pessoas esquecem que ter uma conexão lenta é infinitamente melhor do que não ter conexão nenhuma. O que ainda acontece em muitos lugares. É claro que, se você tem acesso à internet, você vai querer uma conexão cada vez mais veloz. No geral, o Brasil não tem uma internet ruim. Há alguns problemas de infraestrutura que impactam na qualidade dos serviços.

O governo brasileiro deveria olhar para isso com mais atenção?
Os governos sempre querem melhorar as conexões, mas eles também colocam na balança o dinheiro que será gasto para fazer isso e qual será o impacto para os consumidores. Na Ásia e nos EUA, há uma ideia de investir mais em telecomunicações, mesmo que isso aumente os valores dos serviços. Na Europa, a prioridade é manter os preços competitivos. O governo brasileiro poderia fazer mais? Sim. Mas ele também poderia fazer muito menos.

(Nota publicada na Edição 1065 da Revista Dinheiro)